Médico brasileiro viaja o mundo operando crianças vítimas de guerra

As viagens começaram em 2004.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em parceria com a ONG francesa La Chaine de L’Espoir (“A Corrente da Esperança”, em tradução livre), o médico pernambucano Rui Ferreira, de 70 anos, já realizou 74 missões ao redor do mundo.

As viagens começaram em 2004 e, desde então, o cirurgião participou de mutirões no Egito, México, Colômbia, Vietnã, Líbano e Jordânia. Nos mutirões, ele faz cirurgias reparadoras em crianças e adolescentes com deformidades nas mãos e em outros membros.

Ele conta que no Egito são comuns casos de deformidades causadas por partos mal conduzidos: “O parto é feito de qualquer jeito quando eles descobrem que o filho é uma menina. A mulher não tem nenhuma importância para a cultura deles.” “E quatro dos meus cinco filhos são mulheres”. A Colômbia já recebeu 25 missões. “É o país com maior quantidade de deformidade congênita das mãos no mundo, por causa do veneno usado para combater a plantação de coca”, explica.

Nascido em Sertânia, a mais de 300 quilômetros do Recife, o cirurgião tentou ser militar. Ele foi aprovado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), mas não se adaptou à carreira: “Foi um choque”, lembra. Ferreira depois optou por economia, quando ganhou uma bolsa para estudar na então Thecolosváquia. Porém, no dia da viagem, uma enchente inundou o Recife e o fez perder o voo.

A medicina surgiu na sua vida meio por acaso. Enquanto passava férias em Caruarau, no agreste pernambucano, ele começou a ajudar alguns amigos que fariam vestibular. Nessa época, ele se apaixonou por uma moça de uma família bem mais rica do que a dele. “Todo mundo me dizia: a mãe dela só deixa namorar se for estudar medicina”, lembra. E foi assim que Ferreira se tornou médico, por amor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES