Médico recomenda cuidados com a pele contaminada pela varíola dos macacos

Com o número crescente de pessoas contaminadas, as orientações de cuidados e prevenção também têm sido reforçadas

Médico recomenda cuidados com a pele contaminada pela varíola dos macacos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos principais sinais de contaminação da varíola dos macacos (Monkeypox) é a manifestação de bolhas, secreções e pápulas na pele. Com o número crescente de pessoas contaminadas, as orientações de cuidados e prevenção também têm sido reforçadas. No Piauí, dois casos já foram confirmados e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiga outros 26. O Brasil ocupa a terceira colocação entre os países com mais casos de varíola dos macacos no mundo, diagnosticando mais de 3 mil casos até o momento. 

Lauro Rodolpho, dermatologista da clínica DMI, informa como a doença afeta o corpo humano. “A varíola dos macacos é causada por um vírus que ataca tanto a pele como outros órgãos. Na pele, o vírus desencadeia o surgimento de bolhas e pequenas pápulas de tonalidade brilhante e que com a evolução tendem a ulcerar e causar crescimento de crostas e pequenas secreções. Muitas vezes são dolorosas e assintomáticas. As lesões mais incômodas são as que ocorrem na região próxima ao ânus, nádegas e perínio, uma área bem sensível”, explica.

Cuidados básicos podem ajudar a evitar o agravamento das lesões, que pode favorecer o risco de infecções secundárias. “Um dos principais meios de transmissão é pelo contato sexual, pois a doença é transmitida por meio de secreções da pele, suor e saliva, por exemplo. Uma dica é o indivíduo contaminado se isolar, assim como era feito durante a pandemia de Covid-19, porque até o lençol utilizado pode ficar com vestígios do vírus ativo que podem transmitir”, afirma.

O médico Lauro Rodolpho comenta ainda sobre cuidados para evitar maior contaminação. “A orientação não sacudir os lençóis da cama do infectado para o vírus não ir para o ar, assim como também as roupas. Quando retiradas, as roupas devem ser colocadas no saco, fazer uma boa higienização delas com lisoforme, que também serve para a prevenção da varíola dos macacos. Manter higienização adequada das bolhas, usar antitérmico se sentir febre e tomar banhos de forma correta”, orienta o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES