Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Médicos do INSS vão contra governo: perícias não voltam agora

Médicos peritos acusam a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho de ignorar uma lista com itens de segurança.

Compartilhe

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho determinou que os médicos federais retomem, ainda nesta quinta-feira (17), o atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelo país. Mas os peritos dizem que não vão voltar ao trabalho porque não há condições sanitárias adequadas. As informações são do site da UOL.

A secretaria diz que realizou inspeções nesta semana e atestou que 111 das 169 agências com serviço de perícia estão em condições de atender o público com segurança sanitária.

"Caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço sem justificativa, terá registro de falta não justificada", afirmou a secretaria. Ou seja, os peritos podem ter o salário descontado e sofrer um processo administrativo disciplinar. 

Os peritos federais não reconhecem a legitimidade das inspeções. Eles acusam a secretaria de ignorar uma lista com itens de segurança que havia sido elaborada em comum acordo com os médicos. Também pedem que as inspeções sejam realizadas por peritos federais, não por "leigos".

Médicos do INSS vão contra governo: perícias não voltam agora (Foto: Reprodução)

Francisco Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social), afirmou que os médicos continuarão em trabalho remoto até que o INSS garanta a segurança sanitária adequada aos profissionais e ao público. "O INSS sabe disso, mas está mentindo para a população" ao dizer que os atendimentos presenciais vão voltar hoje, afirmou.

De acordo com a secretaria, "as inspeções seguiram o protocolo estabelecido em conjunto com o Ministério da Saúde e foram realizadas por servidores do INSS, que têm fé pública e competência para fazer as vistorias". 

O órgão informou que o agendamento das perícias estará disponível novamente em breve pelo portal Meu INSS. Apesar da determinação de retomada imediata, agências seguem sem perícia presencial.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar