Médicos são recebidos em solenidade de acolhimento

A oficina foi realizada no auditório de Biologia da Universidade Federal do Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os médicos que foram admitidos pelo edital 2015 e que iniciaram atuação pelo Programa Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), no Piauí, participaram sexta-feira, 17, da Oficina de Acolhimento realizada no auditório de Biologia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A ação foi feita pelo Ministério e Secretaria da Saúde e UFPI, além de dar as boas-vindas aos novos profissionais. O intuito do evento era promover a troca de ideias entre os profissionais e fortalecer os dois programas. Tanto o Mais Médicos como o Provab têm como objetivo fundamental ampliar o acesso à Saúde à população carente, incentivando profissionais da saúde a trabalhar em regiões marcadas pela escassez de médicos.

O evento incluiu debates, palestras e mesas redondas com os médicos e os supervisores do Programa no Piauí. De acordo com a Dorcas Lemaniere, tutora pela UFPI do Programa Mais Médicos, 14 médicos estão chegando para atuar nos municípios através do Programa. Destes quatorze, dez estavam no Provab e migraram para o Mais Médicos. "Este ano tivemos a satisfação de receber uma grande quantidade de médicos brasileiros", disse.

O Edital foi lançado em janeiro deste ano. O primeiro e segundo chamado foi feito em março e o terceiro no mês de abril. "Só agora terminou o preenchimento das vagas, mas a maior parte já está desenvolvendo suas atividades nos municípios", acrescentou Dorcas.

Segundo Lis Cardoso Marinho Medeiros, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), os editais do Mais Médicos e Provab, entre os anos de 2012 a 2014, eram emitidos separados, mas em 2015 o Ministério da Saúde modificou, juntando os dois documentos. "O encontro de hoje teve o objetivo de esclarecer as dúvidas dos médicos ingressantes nos programas, fazer a leitura de portarias e a forma como irão atuar durante o ano", ressaltou.

O Provab e o Mais Médicos são programas direcionados à atenção básica e têm como função levar o profissional médico a localidades que não dispõem do mesmo.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES