Medida democratiza acesso ao Parque Serra da Capivara

Visitantes farão visitas guiadas gratuitas

Serra da Capivara | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado há 40 anos, com área de 100 mil hectares. A proteção ao Parque foi ampliada com a criação de Áreas de Preservação Permanentes adjacentes com total de 35 mil hectares. Localizado no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, o parque abriga fauna e flora específicas da Caatinga. Pelo seu valor histórico e cultural, o local foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para fomentar a visitação ao parque foi adotada em dezembro de 2019, com aprovação do conselho consultivo, uma medida para democratizar o acesso de pessoas que têm interesse em conhecer a Pedra Furada e o Boqueirão da Pedra Furada. Com a medida, estas pessoas entram no parque com a supervisão de brigadistas contratados pelo ICMBio, que são moradores da região, têm amplo conhecimento do parque e acompanham esses visitantes gratuitamente.

Moisés Saba

Segundo a coordenadora Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade da 5º Região do ICMBIo, Ana Célia Coelho, a medida vem atender uma reivindicação local, tanto da comunidade como da administração do Museu da Natureza, e obedece uma diretriz nacional do ICMBio de aproximar a sociedade das Unidades de  Conservação.

Dados apontam que as visitas ao parque, conduzidas por guias e condutores, cresceram consideravelmente. Segundo a comparação feita pelo órgão, em dezembro de 2018, foram 1.944;  e, em 2019, período que a medida passou a valer, foram 2.452 visitas. No mesmo período foram 75 visitas monitoradas gratuitamente por brigadistas do ICMBio  e em janeiro do corrente ano foram 183 visitas .

“No Parque Nacional da Serra da Capivara essa guiagem necessita ser obrigatória, em razão do patrimônio arqueológico, entretanto nós tivemos a iniciativa de permitir somente nos dois sítios que são de mais fácil acesso a visitação monitorada por servidores temporários contratados pelo  ICMBio, que é o brigadista de uso público. Eles ficam disponíveis para quando o visitante chegar e desejar fazer o passeio. São visitas de apenas 20 minutos que estão atraindo um público novo e não interferem na procura pela visita guiada, que é mais completa e pode durar o dia todo”, afirmou.

A coordenadora regional do ICMBio ressalta que parte desse público novo vem do Museu da Natureza e deseja apenas fazer uma visita rápida no Parque e isso está sendo muito positivo. “O nosso alvo foi também favorecer a própria comunidade do entorno, permitindo que as pessoas adentrem o parque. O espaço está protegido, nós temos todo o cuidado com a questão do patrimônio arqueológico, apenas permitimos que as pessoas entrem sem a necessidade de pagar o guia ou condutor. É uma taxa que nem todos podem pagar, então precisamos garantir esse acesso e entendemos que é uma medida extremamente positiva”, acrescentou.

Ana Célia Coelho lembra que a medida trouxe uma resistência dos guias e condutores, mas frisa que é importante democratizar o acesso ao parque e que essa ação não reduziu a quantidade de visitas guiadas, pelo contrário, aumentou, conforme os números antes citados, já que toda entrada e saída do parque é registrada e controlada.

Visita monitorada serve como degustação

A chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, a arqueóloga e ambientalista Marian  Rodrigues, reforça que as visita monitoradas de curto tempo, que são conduzidas pelos servidores temporários do ICMBio acabam estimulando as pessoas a conhecerem mais o parque e não impacta a visita guiada, pois para conhecer com maior profundidade todo o acervo cultura e natural do local é preciso contratar um guia ou condutor.

“Os nossos próprios funcionários estão orientados a repassar a lista dos contatos, então se o visitante chega na Pedra Furada e expõe o desejo de querer visitar o restante do parque e outros sítios eles retornam na guarita e contactam um condutor e isso está funcionando: é como se fosse uma  degustação e, pelos números e as estatísticas de visitantes, apenas nesse circuito as visitas guiadas aumentaram, ou seja, a força de trabalho aumentou, as oportunidades econômicas aumentaram”, avaliou.

Marian Rodrigues destacou ainda que a medida vem com o objetivo de estimular e equilibrar as visitas ao Parque Nacional Serra da Capivara, pois enquanto o Museu da Natureza recebeu 50 mil visitantes em um ano o parque registrou 29 mil visitas. “Nós precisamos basilar e dar a oportunidade das pessoas visitarem também o parque e consequentemente trazer a comunidade que vive no entorno para mais próximo do seu patrimônio, 61% das visitas monitoradas são com pessoas da região.  Reforço: o patrimônio está protegido e a comunidade mais engajada. pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES