Meditação melhora qualidade de vida e ajuda a enfrentar problemas como depressão

No mês da campanha do Janeiro Branco, prática pode ajudar a melhorar o dia a dia

Avalie a matéria:
| Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Janeiro, além de trazer o início de um novo ciclo na vida das pessoas, também é palco da campanha do Janeiro Branco, ação que foca na promoção e no alerta da importância dos cuidados com a saúde mental. Para muitos, esses cuidados não são necessários, pois tomam como ideia que a existência de algum transtorno é a única razão para procurar um acompanhamento visando manter uma condição mental saudável. No entanto, se preocupar com a saúde mental é algo que deve ser feito cotidianamente, e para isso não é preciso um acompanhamento especializado, existem algumas práticas que ajudam a desenvolver uma mente saudável.

A meditação é um exemplo dessas práticas. Promovida para atingir um estado de clareza mental e emocional, que permite a pessoa se sentir mais à vontade, a prática atualmente é até mesmo indicada em tratamentos de pessoas com problemas como depressão. Yako Guerra pratica meditação há 6 anos e se tornou professor da prática há cerca de dois anos e meio. Ele fala que, com toda a certeza, a prática traz benefícios não somente no âmbito mental, mas em todos os âmbitos possíveis.

“Ela traz uma melhoria para a qualidade de vida de quem pratica. Você passa a se alimentar melhor, a dormir melhor, a se relacionar e trabalhar de maneira mais saudável, isso porque a meditação promove que a pessoa deixe de ser refém de seus pensamentos para estar presente na vida de uma forma mais lúcida e clara. As preocupações exageradas são deixadas de lado, o que é muito bom, uma vez que são essas preocupações que nos fazem desenvolver problemas como ansiedade e depressão”, fala o professor.

Para ele, a prática nos tira de um modo automático da vida, onde acabamos não percebendo como chegamos a determinadas situações. “A meditação permite que afastemos esse modo automático e nos permite entender o que acontece ao nosso redor. Com isso, nós acabamos tendo mais autonomia em relação ao bem-estar”, explica Yako.

Yako aponta ainda que a prática é tão benéfica e simples de ser feita que qualquer um pode realizar a meditação em sua própria residência, sendo o importante manter a prática para aproveitar melhor seus benefícios. “Muitos têm essa prática como algo próprio de pessoas religiosas, mas, na verdade, isso não é o correto. Qualquer um pode praticar, basta ter vontade. Os benefícios são tantos que a até a ciência já estuda a meditação e a Medicina recomenda a prática para melhorar a saúde”, conta o professor.

Outro ponto que ele destaca é que a prática, além de ajudar a manter a saúde mental, também é indicada para pessoas que já estejam enfrentando questões como a ansiedade ou até mesmo a depressão. Nesses casos, no entanto, ele aponta que o ideal é procurar um profissional para receber indicações do tipo de meditação mais adequado para a situação em que a pessoa se encontra.

Elisa Ferraz prática meditação há 10 anos, junto de suas aulas de Yoga. Há 4 anos ela fez um curso de meditação e começou a praticar de forma mais formal. Ela conta que praticar a meditação mudou sua vida e melhorou seu cotidiano. "Eu sou a prova viva de que a meditação pode mudar a vida de cada um. Eu não vou dizer que eu tenho problemas graves, eu tenho problemas como as outras pessoas, mas desde que eu comecei a fazer meditação, eu senti a transformação, me sinto mais leve e recomendo para todos os interessados".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES