Medo leva Brasil a recorde de blindagem; Corolla é “campeão”

A blindagem mais praticada no Brasil é a que suporta até tiros de pistolas 9 mm e revólveres 44 Magnum

Corolla é o modelo mais blindado desde 2004. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existe a violência real e o medo de se andar pelas ruas com o carro. A primeira se constata com os índices apresentados pelos órgãos responsáveis pela segurança, a segunda, pela quantidade de carros que são blindados. Em 2010 houve o recorde de blindagem de veículos, segundo a Associação Brasileira de Blindagem - Abrablin. O medo levou o brasileiro a blindar 7.332 veículos no ano passado, o que representa um aumento de 5,86% em comparação com 2009, quando 6.926 veículos foram blindados.

"A pesquisa revela que a sensação de insegurança, juntamente com o aumento da criminalidade, foi o grande motivador do cidadão na busca pela proteção blindada. O levantamento mostra também que esse tipo de proteção vem se descentralizando do eixo Rio-São Paulo, consequência do aumento da violência em outras capitais do país. Tal fato, somado à melhora na economia, resultou no número recorde de blindagens", explicou Christian Conde, presidente da Abrablin.

A blindagem mais praticada no Brasil é a que suporta até tiros de pistolas 9 mm e revólveres 44 Magnum. Esse tipo de blindagem é classificado como nível III-A. Christian diz que "essa é a proteção mais adequada à realidade enfrentada nos grandes centros, pois garante proteção contra as maiores ameaças de armas curtas de fogo (revólveres, pistolas e submetralhadoras) existentes nas mãos da criminalidade".

No ranking dos estados com maior incidência de blindagem, São Paulo segue na liderança, com 66%. Rio de Janeiro veio em segundo lugar, com 20%, seguido por Pernambuco e Paraná, com 3% e 2%.

A maioria (65%) das pessoas que blindam carro é homem.

Entre os carros mais blindados, o Corolla é o modelo mais blindado desde 2004. O Santa Fé, o Freelander e o Hillux SW4 também figuram entre os mais blindados. O custo médio para se blindar um veículo em 2010 foi de R$ 47.900,00.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES