Menina operada por ter quatro pernas volta para casa

Menina operada por ter quatro pernas volta para casa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A menina indiana operada no m?s passado para remover membros e ?rg?os internos em excesso deixou o hospital neste s?bado ap?s seis semanas em recupera??o. Lakshmi Tatma, de 2 anos, que nasceu com quatro pernas e quatro bra?os, era ligada pela pelve a uma g?mea siamesa que n?o se desenvolveu completamente.

No m?s passado, 30 especialistas participaram da cirurgia que durou mais de 27 horas. A opera??o consistiu em separar ?rg?os vitais e membros que uniam as duas g?meas, como a coluna vertebral e os rins.

As duas pernas e bra?os em excesso tamb?m foram removidos.

Os m?dicos esperam que, com o procedimento, Lakshmi possa viver al?m da adolesc?ncia, algo que talvez n?o fosse poss?vel se ela fosse deixada com os membros extras.

Os especialistas dizem que ela j? est? bem o suficiente para voltar para casa, mas que no futuro ter? de passar por mais opera?es.

"Lakshmi est? normal, comendo bem e est? com ?timo humor. Ela respondeu bem ao tratamento p?s-operat?rio e n?o apresentou qualquer complica??o", disse Sharan Patil, chefe da equipe de cirurgi?es.

A menina nasceu em um pequeno vilarejo no Estado de Bihar.

Alguns dos moradores locais acreditavam se tratar da reencarna??o da deusa indiana da riqueza, Lakshmi, cuja imagem ? conhecida pelos m?ltiplos bra?os e pernas.

G?meos siameses s?o raros - um caso ocorre a cada 200 mil nascimentos.Eles se originam de um ?nico ?vulo fertilizado, portanto s?o sempre id?nticos e do mesmo sexo.

A taxa de sobreviv?ncia em casos como este ? de 5 a 25%.

Registros m?dicos dos ?ltimos 500 anos d?o detalhes de 600 pares de g?meos siameses que sobreviveram - mais de 70% deles era de meninas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES