Meninas Superpoderosas estão de volta para lutar contra o machismo

A série se une a outras que desconstroem papeis sociais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criadas pelo professor Utônio, que acrescentou a mistura  de açúcar, tempero e tudo o que há de bom, por descuido, o elemento X, Lindinha, Florzinha e Docinho voltaram a combater o crime na última semana.

Após uma década fora do ar, as Meninas Superpoderosas, sucesso no fim da década de 1990 e início dos anos 2000, têm uma nova temporada de 40 episódios. Se na primeira versão elas já tinham um discurso até certo ponto avançado sobre igualdade de gênero, agora o feminismo é o foco.

Um pouco mais velhas e ainda mais poderosas, elas estão mais modernas também. Atendem aos chamados num smartphone e aventuram-se como youtubers. Segundo os produtores, as meninas estarão ainda mais atentas e lutarão não somente contra o crime, mas, também, contra o machismo. No vídeo de divulgação dos novos episódios, Docinho derrota um lenhador que quer devolver as “raízes de macho” da cidade e solta um infame “Por que você não vai brincar com suas bonecas, princesa?”.

Pequenas mudanças nos traços dos desenhos, como detalhes nos elásticos de cabelo de Lindinha e no penteado de Docinho aparecem, mas a essência de quebrar estereótipos de gênero de forma implícita está mantida e de forma mais acentuada.

Desde a criação, o desenho já trouxe discussões de gênero. Quem faz as tarefas domésticas é o “pai”. Quem combate o mal são as três meninas. Essas foram duas das mudanças nos tradicionais papeis dos desenhos animados. Em meio a vilões como o “Ele”, de identidade de gênero fluida e personificador de todo mal, e Sedusa, uma mulher delicada que se transforma em lutadora implacável e feroz, o trio de irmãs com nomes no diminutivo rompe os estereótipos do que é “coisa de menininha”.

Por vezes, as personagens usam roupas do sexo oposto sem problemas. Além disso, a figura paterna do professor Utônio é plural: carinhoso e dedicado, o pai de Docinho, Florzinha e Lindinha brinca com as filhas e até já apareceu vestido de mulher em temporadas anteriores.

 As novidades são o foco no desenvolvimento das personagens, na relação entre as irmãs – da qual fazem parte discussões como Florzinha reclamar do temperamento de Docinho – e nos conflitos típicos de garotas jovens.

Coisa de menino, coisa de menina

A volta da animação trouxe discussões sobre o perfil dos atuais desenhos animados. A famosa Peppa Pig foi chamada de feminista por políticos conservadores. Na Austrália, a porquinha – que é idolatrada por grande parte das crianças do mundo – virou assunto de discussões políticas e chegou a ser censurada por um tempo por ser muito feminista. Tudo porque as questões de gênero e de constituição familiar são mais flexíveis do que em outros programas infantis. Em um dos episódios, a Mamãe Pig trabalha no computador enquanto Papai Pig faz o jantar. Já George Pig, o irmão mais novo da Peppa, adora brincar com a irmã. Inclusive, a brincadeira favorita dos irmãos é de casinha e de tomar chá. Segundo entrevista de Neville Astley, um dos produtores da animação, à impressa americana, a ideia é reforçar que não existe brincadeira de menino e de menina.

Segundo Nick Jennings e Bob Boyle, produtores das Meninas Superpoderosas, a paridade de gênero faz parte também dos bastidores. Em entrevista à revista Wired, eles afirmaram que as mulheres são mais da metade da equipe por trás do desenho animado. Para eles, equilibrar os bastidores é uma forma de refletir a realidade fora deles, e também o público telespectador. A julgar pela recepção, a volta de Florzinha, Docinho e Lindinha tem tudo para captar o imaginário de uma nova geração e ensiná-la a lutar como uma garota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES