Menino de 13 anos salva irmã engasgada com ovo usando manobra de Heimlich

Ao perceber asfixia, adolescente executou a manobra de Heimlich, fazendo a compressão abdominal.

Menino de 13 anos salva irmã engasgada com técnica do Bombeiro Mirim | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um menino de apenas 13 anos conseguiu salvar a vida da própria irmã mais nova e evitar uma tragédia no município de Araguatins, no Tocantins, nesta terça-feira (16). O adolescente percebeu que a irmã estava em perigo e usou uma técnica que aprendeu no Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a mãe de Wallyson Teles dos Santos pediu que o filho desse comida para a irmã, enquanto ela realizava um atendimento no salão de beleza.

O garoto preparou ovo cozido com arroz e colocou o prato no sofá. Ele saiu do cômodo por um momento e quando retornou, encontrou a irmã com os olhos vermelhos, arregalados e com as mãos na garganta, um sinal de engasgo. O menino relatou aos Bombeiros que se ajoelhou e executou a manobra de Heimlich. 

O menino é aluno do programa e aprendeu a manobrar nas aulas | Foto: Divulgação/Corpo de BombeirosDe acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta técnica, utiliza-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o alimento seja expulso dos pulmões.  Com a técnica, a menina expeliu o pedaço de ovo cozido e voltou a respirar. 

Ainda segundo os Bombeiros, o menino é aluno do programa e aprendeu a manobra nas aulas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) sobre obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho (OVACE).

VEJA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES