Menino de 9 anos morre de raiva após ser mordido por sagui

Cerca de 20 dias após a mordida, a vítima começou a sentir os sintomas da raiva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou nesta segunda-feira a morte da primeira vítima de raiva humana desde 2010 no Estado. O paciente era um menino de 9 anos, morador do município de Jati, a 444 km de Fortaleza, que havia sido mordido por um soim - espécie de sagui - no dia 3 de fevereiro.

Na ocasião, segundo a secretaria, o menino e outros quatro colegas se juntaram para caçar soim pela mata - a captura do animal, integrante da fauna silvestre da região, é ilegal. O grupo conseguiu pegar um soim e o levou para casa, onde a vítima foi mordida no polegar, deixando um corte profundo que permitiu a transmissão da doença.

Cerca de 20 dias após a mordida, a vítima começou a sentir os sintomas da raiva - irritação, sensibilidade excessiva à luminosidade e aversão à água. Após passar pelo hospital de Jati e pelo Hospital Infantil de Brejo Santo, o menino foi internado no dia 29 de fevereiro no Hospital São Vicente, de Barbalha. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a doença.

Nos últimos oito anos, desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Ceará. Desse total, quatro tiveram transmissão através de soins e um caso foi transmitido por um cachorro.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A letalidade da doença é próxima de 100% - no mundo inteiro, apenas dois pacientes, um dos Estados Unidos e outro em Pernambuco, sobreviveram, mas com sequelas.

A melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença. Nas cidades, a presença de morcegos deve ser notificada aos departamentos de zoonoses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES