Menos de 50% das crianças foram vacinadas contra a pólio em Teresina

A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até hoje (15) e Teresina segue abaixo da meta, com apenas 48,94% das crianças dentro do público-alvo - com idades entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias - imunizadas.

Vacinação contra a pólio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação vai até hoje (15) em Teresina. Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) informam que a capital segue abaixo da meta, com apenas 48,94% das crianças dentro do público-alvo - com idades entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias - imunizadas.

Erradicada no Brasil desde a década de 90, graças às campanhas de imunização, a doença viral ainda representa um sério risco à vida da população piauiense. 

foto: Divulgação

"Sem vacinar, o perigo do vírus chegar é grande. É uma doença grave, que pode deixar lesões nos membros para o resto da vida ou causar até mesmo a morte”, alerta a Diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Borba orienta aos pais e responsáveis que procurem uma das 70 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para garantir a proteção das crianças. 

A FMS esclarece que o esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

A campanha também visa a multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. “É de extrema importância aumentar a cobertura vacinal, pois as vacinas previnem várias doenças e evitam surtos. Isso é um ato de amor, um gesto de cuidado individual e coletivo”, afirma a Diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. Todas as pessoas contaminadas devem ser hospitalizadas para receber tratamento de acordo com o quadro clínico, pois não existe um tratamento específico para a doença. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES