Mercado de trabalho: fique por dentro das novas tendências de recrutamento

O mercado de trabalho se mostra ainda mais disputado; As seleções são diversificadas com o avanço tecnológico.

Novas formas de recrutamento de profissionais são adotadas pelas empresas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado de trabalho se renova constantemente e, com ele, as formas de recrutamento e seleção de profissionais se tornam mais abrangentes. Uma das motivações que levaram ao surgimento dos diferentes modelos de ingresso nos empregos, está ligada diretamente ao avanço das tecnologias.

A pandemia causada pela Covid-19 foi outro fator que influenciou na modificação dos processos seletivos de empregabilidade. Currículos online, vídeo currículo, novos estilos de entrevista de emprego, dinâmicas de grupo e oratória fazem parte das inovações adaptadas aos novos cenários.

Processos de seleção se modificam com as novas tecnologias e demandas empresariais (Foto: Divulgação)Os profissionais que se lançam no mercado de trabalho devem ficar por dentro dos modelos vigentes, os quais as empresas passam a adotá-los com mais frequência. Ter conhecimento nos presentes moldes de entrevistas levam o candidato a ter diversas oportunidades de inserção no trabalho e os especialistas atestam esse fato.

A gestora de recursos humanos, Luanna Lima, explica que é importante o profissional possuir qualificação na área que deseja seguir carreira, se validando da experiência nas novas formas de recrutamento. A especialista pontua a incorporação das mudanças seletivas pelas empresas.

“Algumas empresas já realizam todo o processo de forma online, desde o cadastro do currículo, até a penúltima etapa (currículo, vídeo currículo, testes específicos, testes comportamentais); deixando apenas para a entrevista final com o gestor de forma presencial”, relatou a profissional.

Por ser um processo de contração novo, tanto para os candidatos, quanto para as empresas, podem ocorrer diversos erros, geralmente, inseridos nos perfis profissionais, assim como em falas no momento da entrevista. Luanna expõe que no momento da seleção há modificações até nas perguntas elaboradas pelos recrutadores.

“O processo de entrevistas por competências é um novo modelo utilizado, no qual o recrutador vai focar em suas vivências e resultados do trabalho anterior, inexistindo as perguntas básicas que antigamente se faziam: quais seus pontos fracos e seus pontos fortes”, elencou.

Facilidade nos processos de recrutamento

Luanna Lima expõe as novas tendências no recrutamento dos candidatos (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Cada detalhe dos processos seletivos passam por transformações. Os que desejam conquistar seu espaço no mercado de trabalho ficam no dever de conhecer as alterações e se preparar para o atual conceito ligado às tecnologias.

A atualização das formas de recrutamento são rápidas, e facilitam em vários sentidos na verificação concreta dos perfis a serem selecionados. Para as empresas, existe a redução de tempo e processo, o que se qualifica como diferencial. 

“Para o candidato, melhora-se a assertividade da escolha com o perfil da vaga desejada. Hoje em dia, os erros tendem a ser menores, visto que as novos modelos de recrutamento e seleção com IA, mudaram a sua experiência”, finalizou Luanna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES