Mercado do açaí investe em novas opções em Teresina

O mercado continua aquecido em Teresina

Avalie a matéria:
Açaí | Reprodução / Maria do Açaí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há mais de 20 anos o açaí é sucesso absoluto. Em Teresina ele começou a ganhar força mais recentemente, quando se percebeu uma verdadeira proliferação de empreendimentos neste setor. Hoje, o açaí é consumido não somente por ser associado a uma alimentação saudável, mas pelo sabor, foi massificado como uma sobremesa refrescante e repleta de possibilidades de acompanhamentos.

No entanto, em alguns estabelecimentos, o açaí deixou de ser o único a ser comercializado e hoje já é possível encontrar diversas outras opções de cremes como o cacau, bacuri, cupuaçu, ninho, que podem ser consumidos com os acompanhamentos que antes eram restritos ao açaí.

A empresária Juliana Lima, que há dois anos abriu uma loja de açaí localizada na avenida Barão de Castelo Branco, na zona Sul de Teresina, declarou que o setor está se reinventando e oferecendo cada vez mais opções aos clientes. “Além dessa questão de apresentar outros sabores que ajudou a alcançar novos clientes, nós temos utilizado outras ferramentas para chegar até o cliente, como o delivery, que possibilita que o consumidor receba o açaí em casa ou no trabalho e estamos investindo nas redes sociais no intuito de alcançar o cliente e fidelizá-lo”, avaliou.

Raissa Morais

Juliana Lima acrescentou ainda que tem ocorrido uma mudança no comportamento do teresinense, que tem optado por receber o produto em casa e isso também é uma forma de aproximar o cliente. “O consumo do açaí não é só modismo, pois os teresinenses gostam do açaí. Nós não sentimos nenhum impacto que o mercado esteja desacelerando, mas como forma de alavancar ainda mais o produto resolvemos investir em novas opções de cremes, no delivery e nas mídias sociais”, enfatizou.

Além dessas ferramentas, a loja de açaí tem apostado em novas formas de oferecer o produto, atendendo, inclusive, o estímulo do público consumidor. “Nós temos dois anos de loja e a introdução de novos sabores foi uma sugestão do cliente, mas dentro do nosso açaí ainda temos a casquinha de açaí, a taça gourmet e o ovo de açaí, que são outras inovações que trouxemos para esse ano”, ponderou.

O açaí é considerado um alimento com alto valor energético, o que desperta o interesse da indústria nacional e internacional por este fruto. As propriedades antioxidantes do açaí o incluem no grupo de alimentos funcionais prevenindo doenças que estão relacionadas ao estresse oxidativo. Exatamente por isso há uma demanda tão grande em encaixar no cotidiano das pessoas.

Um tipo de açaí para cada paladar

O açaí ganhou status e fama por suas propriedades antioxidantes, por seu alto teor energético e também devido à presença da chamada “gordura boa” em sua composição. Existe um tipo de açaí para cada paladar, já que ele pode ser servido como uma espécie de frozen iogurte, com vários toppings agregados, como granola, tapioca, mel, biscoitos etc. Outra possibilidade é vendê-lo como sorvete ou como polpa congelada.

Reprodução / Maria do Açaí

Há 3 anos, a empresária Mariana André, resolveu abrir uma loja de uma franquia de açaí, localizada na avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste da capital piauiense e conta que não poderia ter investido em uma cidade melhor do que Teresina, pois quando estudou o mercado local encontrou inúmeras oportunidades como o clima, a cultura e o mercado em si.

“Decidimos investir em açaí, pois morei muito tempo no Pará e conheci de perto essa fruta que é considerada “superfruto global”. Proveniente de uma árvore chamada açaizeiro, que cresce exclusivamente na Amazônia, o açaí é um verdadeiro campeão de saúde, os especialistas classificam-no como superalimento graças aos seus inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano. Não há nada melhor do que proporcionar saúde através de um produto tão saboroso e de uma forma diferenciada”, declarou.

Açaí passa a ter presença em eventos

No estebelecimento de Mariana André, além do tradicional açaí também foi acrescentado o açaí diet zero açúcar, creme de leite, creme de tapioca e o famoso cupuaçu com dezenas de recheios, além das frutas e várias coberturas para complementar essas delícias. “Nosso diferencial quando começamos foi a forma descontraída, inteligente e super democrática de servir nosso carro-chefe - o açaí. Logo com a demanda de novos clientes e outros públicos vimos a necessidade de incluir outros produtos sempre proporcionando atender e deixar que nosso cliente também fizesse parte do nosso negócio, atendendo suas sugestões e sempre buscando ouví-los”, conta.

Marco Tavares

Além dos lançamentos de novos produtos, a empresária revela que decidiu ir além da loja física e começou a explorar outra demanda e estar em alguns eventos, hoje além de grandes eventos shows de artistas nacionais, eventos voltados à saúde, atividade física e educação, lançou a oferta do produto em casamentos. “Já fechamos parceria este ano com uma empresa especializada em experiência em formaturas e outras novidades também estão por vir. Tudo para nos reinventarmos e consolidar nossa marca no mercado”, finalizou.

Setor extremamente promissor e lucrativo

O mercado do açaí é extremamente promissor e lucrativo, movimentando milhões de reais, tanto com o consumo interno, como também com as exportações para países como EUA, Japão e Austrália. De acordo com os dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização da “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas em Belém, no Pará, que é um dos maiores produtores da fruta, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias do ramo de alimentação cresceu consideravelmente no segundo semestre de 2017, especialmente as franquias de açaí, cujos números são espantosos — crescimento de 200% nos últimos quatro anos — para o período de crise que o país está passando. Diante desses dados, está evidente que investir em açaí pode ser uma maneira fantástica de ter um retorno rápido em seu novo negócio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES