Mesa-redonda debate trabalho escravo em canavial

Quase 60 pessoas compareceram ao lançamento do documentário, às 18h de quarta-feira (26),

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesa-redonda sobre a expans?o da cana no Brasil e seus aspectos econ?micos, sociais e pol?ticos, realizada na manh? desta quinta-feira (27), no audit?rio da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), deu continuidade ao lan?amento do document?rio Migrantes, produzido por institui?es de ensino superior do Piau? e de outros estados, com apoio do Governo do Piau?, atrav?s da Coordenadoria Estadual dos Direitos Humanos e da Juventude.

?O importante ? saber como usar o document?rio para dar visibilidade ? sociedade sobre migra??o e trabalho escravo?, avaliou o professor Jos? Roberto Novaes, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presente ao lan?amento no Piau?.

Quase 60 pessoas compareceram ao lan?amento do document?rio, ?s 18h de quarta-feira (26), tamb?m no audit?rio da DRT. Migrantes foi financiado pelo Minist?rio da Educa??o e produzido pelos pesquisadores Dione Moraes, da Universidade Federal do Piau?; Marcelo Carneiro, da Universidade Federal do Maranh?o; Francisco Alves, da Universidade Federal de S?o Carlos; e por Jos? Novaes, da UFRJ. A dire??o ? de Roberto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vidal.

Segundo informa?es de Joana L?cia Feitosa Neto, assessora de Direitos da Comiss?o Pastoral da Terra (CPT), o document?rio foi filmado no Piau? por ser um dos principais exportadores de oper?rios para as lavouras de cana. O filme tamb?m aborda o Maranh?o, que tamb?m lidera o ranking dos estados exportadores, enquanto S?o Paulo ? o que mais recebe.

O document?rio tamb?m ser? lan?ado em Elesb?o Veloso, considerado o munic?pio piauiense que mais exporta trabalhadores para a cultura de cana. O lan?amento ser? ?s 9h desta sexta-feira, 28, com oficina de trabalho, que come?ar? em seguida e se prolongar? at? as 17h. As mesas-redondas, tanto em Teresina como naquele munic?pio, t?m como debatedores o professor Jos? Roberto Novaes e representantes do F?rum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo.

O f?rum ? composto por entidades como CPT, Servi?o Pastoral do Migrante, Caritas, Federa??o dos Trabalhadores na Agricultura do Piau? (Fetag), Coordenadoria Estadual dos Direitos Humanos e da Juventude, Secretaria Estadual da Educa??o e Cultura, e DRT, entre outras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES