Mesmo com moradores pagando IPTU, rua no bairro Santo Antônio nunca foi calçada

O cenário na rua São Sebastião é de caos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (01) DO JORNAL MEIO NORTE

O bairro Santo Antônio está localizado na zona Sul de Teresina, mas quem trafega por algumas ruas de lá tem a impressão de estar em outra cidade. A rua São Sebastião, que fica logo após a divisa do bairro com o Promorar, é a pura representação do descaso: a via, extremamente íngreme e com aproximadamente 500 metros de comprimento, nunca foi calçada e impossibilita o tráfego de veículos. A população conta que a capina nunca foi feita pela Prefeitura - em alguns trechos chega a cobrir a fachada de algumas residências - e a ruela apresenta vários vazamentos na rede de distribuição de água. Cansados de esperar pela ação do poder público, os moradores se uniram para improvisar o calçamento da rua e tamparam os canos quebrados com pedras e areia.

O cenário na rua São Sebastião é de caos. Por ser íngreme e bastante inclinada, a descida da via dificulta a passagem de veículos que não possuem tração nas rodas. Quando chove, a parte baixa da rua é tomada por água e os moradores ficam impedidos de sair de casa. Curiosamente, a rua é a única do bairro que nunca recebeu nenhuma melhoria. A dona de casa Mauricele de Sousa e sua avó, Maria Raquel de Sousa, se mudaram para o bairro no início do ano 2000 e relatam que, apesar da visita de muitos políticos, absolutamente nada foi feito até o momento.

"Olha, é muito triste essa situação. Nós pagamos IPTU, mas a rua nunca foi calçada e a prefeitura não faz a capina dos matos. Pagamos taxa de iluminação pública, mas a lâmpada do poste que fica em frente à minha casa foi furtada há mais de um ano e a Eletrobras não substituiu. Vários canos de água quebraram e nós mesmos tivemos que fechar. Estamos abandonados pelos administradores", desabafa a idosa que, aposentada, tem dificuldades de se locomover pela rua e passa o dia trancafiada em casa.

Apesar do cenário de completo descaso, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul) não possuía conhecimento da situação calamitosa da rua São Sebastião. Acionado pela reportagem do Jornal Meio Norte, o superintendente executivo da SDU/Sul, Paulo Roberto, informou que até o momento não havia sido noticiado sobre a situação da via, logo, não há planos imediatos para a pavimentação e saneamento do local.

"Não lembro desta rua de cabeça, mas me comprometo a verificar pessoalmente a situação da rua São Sebastião junto ao superintendente de desenvolvimento urbano o quanto antes. Nossa meta é trabalhar a favor da população", pontua o superintendente Paulo Roberto.

Repórter: Olegário Borges



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES