Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI recebe nota máxima

Mestrado teve nota 4 no conceito CAPES das pós-graduações.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí comemorou nesta quarta (20) a notícia de que o Mestrado Acadêmico em Letras da instituição elevou sua nota no conceito CAPES das pós-graduações. O programa tinha nota 3 e agora tem nota 4, que é a nota máxima, devido à qualificação maior dos docentes envolvidos, maior produção de artigos científicos e uma série de outros critérios bem avaliados.

O resultado da avaliação foi muito positivo para a UESPI, na visão da vice-reitora e docente do Mestrado, Bárbara Melo: “Essa nota é a nota máxima para os programas que só tem mestrado e nos habilita a submeter um projeto de doutorado. Eu como professora do curso fico muito feliz e parabenizo a todo o corpo docente do curso, em especial a professora Algemira, que tem sido uma coordenadora zelosa e cuidadosa, à PROP e sua equipe que não mede esforços para nos dar todas as orientações e ao reitor Nouga, que sempre fortaleceu a pesquisa e a pós-graduação na instituição”, destaca.

O aumento do conceito representa um reconhecimento da qualidade do curso ofertado pela instituição, visto que a avaliação da CAPES é bastante criteriosa, de acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI, Geraldo Eduardo da Luz: “Eles levam em consideração a produção científica dos professores, a produção em conjunto com os alunos, o número de egressos, o tempo de formação, a infraestrutura, capacidade que o corpo docente tem de captar recursos para a manutenção do programa”, elenca o pró-reitor.

O feito da UESPI foi planejado, pois foi convidada uma consultora da CAPES, três anos atrás, para orientar a coordenação do programa e apontar o que deveria ser melhorado para se chegar ao conceito 4. Além dela, o coordenador da área de Letras da CAPES também veio para a UESPI algumas vezes, e o programa foi se adequando, finalmente culminando com essa elevação de nota. “A universidade está muito feliz porque isso é fruto de um planejamento e de uma execução de forma competente e efetiva desse planejamento, e isso também mostra que a UESPI como um todo tem a capacidade de ofertar cursos stricto sensu de qualidade, como já faz com a graduação”, destaca Geraldo.

O resultado também foi comemorado pela coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras, Algemira Macedo: “É um resultado fruto de muita insistência, pois desde que o programa foi fundado, em 2011, nós trabalhamos no sentido de sempre cumprir com as diretrizes da CAPES, atender não só a parte física, mas a parte de pessoal. É um prêmio para a universidade porque é um curso novo e há cursos com mais tempo que não conseguiram essa melhoria”, afirmou.

Ainda de acordo com a coordenadora, o salto qualitativo enche de honra os professores e alunos do curso. Ela acrescenta que outros fatores que contribuíram para a elevação foi a participação dos professores em eventos, o fato de alguns professores terem cursado recentemente pós-doutorado e escrito livros e artigos em revistas de alto nível de acordo com os critérios da CAPES.

Algemira também informou sobre um evento que o mestrado irá realizar em 2018: “No próximo ano receberemos na UESPI um evento da ABRALIN, Associação Brasileira de Linguística, e seremos os organizadores locais. Esse evento vai trazer uma média de 500 participantes, e isso dá mais visibilidade ao nosso programa, que já tem o Colóquio de Gênero e o África Brasil, e agora estamos trazendo esse evento nacional de uma associação importante para os estudos da área de Letras. Isso marca que nosso programa começa a ser respeitado nacionalmente e visto como um produtor e difusor de conhecimento”, finaliza.

Além do Mestrado Acadêmico, a UESPI possui um Mestrado Profissional em Letras, também conceito 4 na CAPES, realizado em associação nacional e voltado a professores da educação básica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES