Meteorologia diz que suspensão das chuvas é temporária em algumas áreas do Piauí

Esse quadro, no entanto, já começa a perder força e está se dissipando

Chuvas no Piauí | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), disse nesta quinta-feira, 8, que a suspensão temporária das chuvas em algumas áreas do Estado foi provocada pela formação de um Vórtice Ciclônico de Alto Nível, que posicionou o seu centro entre o Ceará, Piauí e Maranhão.

O vórtice, segundo ele, inibe o transporte de vapor d?água, da umidade e as formações das nuvens ocasionando a suspensão das chuvas. Esse quadro, no entanto, já começa a perder força e está se dissipando.

Mainar Medeiros garante que, com a dissipação deste sistema meteorológico, a atmosfera voltará a ficar instável e os fatores provocadores de chuvas retomarão as suas atividades normais. Acrescenta que as formações de linhas de estabilidade, o auxílio dos ventos alísios e a atividade de pulsos isolados da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também voltarão a atuar entre a climatologia, deixando o tempo parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas moderadas e fraca em quase todo o Estado.

Nos últimos dias, o Piauí tem registrado rajadas de ventos fortes de curta duração de até 37,5 metros por segundo. Também há registro de ocorrências de descargas elétricas (relâmpagos e trovões) e de chuvas moderadas em áreas dos setores Central e Sul do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES