Meteorologia prevê chuva no Piauí

Os meteorologistas alertam que as condições oceânicas sobre o Atlântico Sul

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os modelos de previsão oceânica continuam indicando o enfraquecimento do El Niño e a permanência das temperaturas acima do normal no Oceano Atlântico Tropical. Devido a esta configuração térmica dos Oceanos, as chuvas sobre o setor Leste do Nordeste deverão ficar de normal a acima da média, durante o período de maio a julho de 2010.

Os meteorologistas alertam que as condições oceânicas sobre o Atlântico Sul (ventos alísios mais intensos e anomalias de TSM acima da média) são favoráveis a ocorrências de chuvas episódicas intensas para o setor Leste do Nordeste durante o período.

Esta é a previsão de consenso entre Inpe/Cptec/Inmet/Funceme/Núcleos Estaduais de Meteorologia na 5ª reunião de análise e previsão climática para o setor Leste do Nordeste do Brasil - 2010. As informações estão no boletim de análise climática distribuído, nesta quinta-feira (22), pela Gerência de Meteorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A reunião aconteceu em Maceió nesta semana e contou com a participação de meteorologistas dos centros estaduais de meteorologia da Região Nordeste, do Inpe e do Inmet e ocorreu simultaneamente via internet com meteorologistas do Inmet-Cptec em Cachoeira Paulista (SP), do Inmet em Brasília, assim como usuários em diversos pontos do Brasil.

Ocorreram anomalias negativas em todo o setor norte do Nordeste. No sul, as anomalias foram acima da média. Ressaltamos que os maiores desvios foram observados no estado da Bahia. A redução da precipitação no Norte foi devido à permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte da sua posição média climatológica, induzindo movimento subsidente do ar sobre o Nordeste. Assim como no mês anterior, observaram-se novamente chuvas isoladas e veranicos prolongados durante março.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES