Meteorologistas alertam para risco de veranico no Piauí

Meteorologistas alertam para risco de veranico no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O meteorologista Mainar Medeiros, da Ger?ncia de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos H?dricos (Semar), divulgou, na manh? desta quarta-feira (30), a tend?ncia clim?tica para a primeira quinzena do m?s de fevereiro no Piau?, alertando para a possibilidade de veranico prolongado nas regi?es Central e Sul do Estado.

Segundo Mainar Medeiros, a previs?o da tend?ncia clim?tica ? resultado de consenso entre meteorologistas, pesquisadores e t?cnicos de estados nordestinos reunidos, em Fortaleza no dia 17 deste m?s, com t?cnicos de diversos institutos, entre eles, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Funda??o Cearense de Meteorologia (Funceme).

A tend?ncia clim?tica para a primeira quinzena de fevereiro no Piau? indica, para a regi?o Norte do Estado, chuvas irregulares ocorrendo entre a normal e um pouco acima da m?dia hist?rica. J? para as regi?es Central e Sul, a tend?ncia ? de chuvas irregulares oscilando entre a normal e um pouco abaixo da m?dia climatol?gica, sujeito a per?odo de veranico prolongado.

Mainar Medeiros disse tamb?m que neste per?odo as temperaturas flutuar?o entre as normais clim?ticas e n?o descarta a possibilidade de ocorr?ncia de fen?menos extremos no Piau?.

Os meteorologistas nordestinos avaliaram as condi?es dos Oceanos Pac?fico (La Ni?a) e Atl?ntico (pr?ximo ? neutralidade), bem como os resultados de modelos din?micos globais e regionais e de modelos emp?ricos de diversas institui?es. Considerando-se o relativo consenso entre os progn?sticos desses modelos, mas levando tamb?m em conta as incertezas relativas ? evolu??o da temperatura da superf?cie do Atl?ntico, resolveu-se atribuir o seguinte conjunto de probabilidades para o total de chuvas no trimestre fevereiro-mar?o-abril: 40% acima da m?dia hist?rica, 35% em torno da m?dia hist?rica, 25% abaixo da m?dia hist?rica.

Para Mainar, por ser a variabilidade espacial e temporal uma caracter?stica das chuvas no Nordeste, n?o se deve esperar uma distribui??o uniforme, nem por toda a regi?o, nem ao longo de toda a esta??o chuvosa, mesmo com uma tend?ncia para precipita?es de normal a acima da m?dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES