Método Canguru da Evangelina Rosa adquire pontuação máxima

O trabalho é desenvolvido na maternidade desde 2004 e é referência no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dando continuidade às ações de avaliação e monitoramento dos Centros Estaduais de Referência para o Método Canguru, o Ministério  da Saúde realizou avaliação da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) no cumprimento da implantação das três etapas do método. A instituição alcançou o cumprimento das  metas exigidas com pontuação máxima permitida. A informação é do coordenador Estadual do Método no Piauí e diretor-técnico da maternidade, médico Marcos Bittencourt. No início deste mês, a Unidade  de Cuidados Intermediários Canguru foi reformada visando oferecer uma ambiência ao binômio mãe-bebê mais acolhedora, resolutiva e humanizada.

Segundo o diretor-geral da maternidade, médico Francisco Macêdo, a Unidade Canguru é essencial para a recuperação do recém-nascido pré-termo e de baixo peso ao nascer. “ A MDER alcança a cada dia uma nova maneira unida de trabalhar. Essa mesma vontade, garra, dedicação e qualidade dos colaboradores fazem o resgate da credibilidade de um grande hospital cuja história se confunde com a do povo do nosso Estado”, disse. Ele ressaltou ainda a qualidade do seu quadro multiprofissional que promove segurança aos que dele precisam. “Parabéns a todos esses que fazem grande diferença”, comemora

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família. Estas ações devem ser estabelecidas pelas equipes profissionais das Unidades Neonatais que devem estar preparadas para oferecer um atendimento de saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. 

Dentre as etapas avaliadas, a primeira inicia no pré-natal na gestação de alto risco, e, após, na internação do recém-nascido pré-termo na Unidade Neonatal. Os pais devem ser acolhidos, receber informações sobre as condições de saúde do seu filho, os cuidados prestados, as rotinas, o funcionamento da unidade e a equipe que cuidará de seu filho. Eles devem ter livre acesso à Unidade e não são visitantes, mas co-participantes do cuidado assistencial.

A participação da família é muito importante para o ganho de peso. Os pais são convidados a estarem presentes em todas as atividades desenvolvidas na unidade. Os estímulos ambientais prejudiciais da unidade neonatal, como ruídos, iluminação e odores devem ser atenuados.

Já a segunda etapa consiste na permanência do bebê de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru deve ser realizada o maior tempo possível. A mãe participa ativamente dos cuidados do pré-termo, e deve estar apta e segura para colocar o bebê na posição canguru e cuidar do mesmo.

Na terceira e última etapa, o bebê vai para casa e deve ser  acompanhado, juntamente com sua família, na atenção primária e/ou em casa até atingir o peso de 2.500 gramas.

A Maternidade Dona Evangelina é a referência estadual para o método e graças ao empenho da equipe composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, a unidade hospitalar vem melhorando substancialmente os indicadores de saúde dos recém-nascidos de baixo peso.

O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família que tem chancela da OMS.

Benefícios do Método Canguru

• Menor tempo de internação do bebê

• Uso racional de oxigenioterapia para reduzir as sequelas;

• Manutenção da normotermia;

• Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono;

• Incentivo ao aleitamento materno;

• Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família, reduzindo o abandono;

• Diminuição do tempo de separação pai-mãe-bebê-família;

• Melhor relacionamento família/equipe ;

• Estimulação sensorial positiva;

• Diminuição de infecção hospitalar;

• Controle e alívio da dor;

• Acolhimento ao bebê e sua família;

• Respeito às individualidades;

• Promoção do contato pele a pele precoce que apresenta fortes evidências científicas na redução da mortalidade neonatal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES