Método de Segurança alemão servirá de modelo para o Piauí

A vice-governadora Margarete Coelho conheceu a polícia da capital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante viagem oficial à Alemanha, a vice-governadora, Margarete Coelho e a diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, Eugênia Villa, visitaram a LKA (Landeskriminalamt), a polícia da capital do país, Berlim. O encontro teve a finalidade de adquirir conhecimento e alinhar planejamento pertinente à investigação policial sobretudo no campo da atuação de policiais que lidam diretamente com a comunidade e também na área de Tecnologia da Informação.

Na visita, as gestoras estiveram reunidas com o comissário alemão Eberhard Bund que as apresentou a organização e o método de trabalho da polícia alemã. A exposição e forma de atuação dos policiais que está vinculada a uma qualificação continuada chamou a atenção das visitantes, que ouviram relatos de profissionais da segurança. Cumprindo agenda no país, Margarete Coelho, participou da reunião junto com a delegada Eugênia Villa, com o propósito de verificar esse avanço tecnológico e a excelência na segurança com foco na valorização do profissional.

"Considerei importante participar da reunião principalmente por Berlim ter uma polícia qualificada, com tecnologia avançada e também para ampliarmos essas parcerias, para aprofundarmos a formação do profissional. E percebe-se que, além de tecnologia, a LKA trabalha muito bem o desenvolvimento do capital humano traçando o perfil do policial e aproveitando a sua potencialidade a partir de um estudo da comunidade”, pontua a vice-governadora. 

De acordo com a delegada Eugênia Villa, a troca de experiências e apresentação de modelos do trabalho alemão foram importantes e essa dinâmica da organização da política alemã servirá de modelo no Piauí. “A polícia alemã trabalha com as áreas de segurança integradas. O que faz a diferença é a metodologia, o capital humano. É importante darmos primazia a uma educação continuada e a integração das polícias como uma forma de trazer um atendimento integral à sociedade piauiense. É de extrema importância o policial estar qualificado. Na LKA, o policial tem ligação 24 horas com os juízes e essa integração se dá de uma forma exógena entre o sistema de segurança, as polícias, mas, sobretudo, com a justiça para agilizar a comunicabilidade dessas questões policiais. E é essa dinâmica da organização da polícia alemã e interação com o judiciário que se pretende implementar no Estado”, observa.

A delegada pontua ainda que a visita agregou conhecimento para o planejamento estratégico da Segurança no Piauí pelo fato da polícia alemã ser eminentemente preventiva e trabalhar com a potencialidade do policial em prol da comunidade. “Além da tecnologia, as viaturas alemãs possuem equipamentos para o atendimento em diversas demandas com dispositivos apropriados para o apoio em qualquer ocorrência desde acidente de trânsito até salvamento de pessoas. Existe uma especialização no atendimento. A gente pretende criar mapas de áreas baseadas no território e no perfil daquela região e a partir dessa estatística criminal, iremos trabalhar naquela área e assim realizar um trabalho de prevenção e repressão”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES