Metodologia Semipresencial: saiba mais sobre esse modelo inovador de ensino

Já imaginou estudar com flexibilidade de horário, mas sem abrir mão da experiência do campus?

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos já ouviram falar em ensino presencial ou híbrido. Com a grande evolução da tecnologia e da educação, muitos benefícios estão surgindo quando o assunto é como fazer uma graduação ou uma pós-graduação, por exemplo. Antes, estávamos mais acostumados com método presencial. 

Depois a Educação à Distância (EAD) começou a se popularizar, agora a grande novidade é o curso Semipresencial. Já imaginou estudar com flexibilidade de horário, mas sem abrir mão da experiência do campus? Esse método de ensino foi feito pra você que deseja aliar essa vivência acadêmica com a flexibilidade do digital.

Saiba como funciona o ensino semipresenial (Foto: Eu Faço EAD)

Mas afinal, o que é o ensino semipresencial?

O curso semipresencial une um pouco do formato presencial e um pouco do EAD. Assim, regularmente, existem aulas obrigatórias na faculdade ou no polo de apoio. Todavia, uma grande parte do conteúdo do curso continua sendo a distância.

A metodologia do semipresencial é também chamada de flex ou híbrida, pois mescla os dois modelos, além de oportunizar ao estudante melhor aproveitamento de ambas as abordagens. 

Atualmente, o ensino semipresencial pode ocorrer tanto em cursos tidos essencialmente como presenciais, quanto naqueles que possuem mais características do modelo EAD.

Como funciona?

A metodologia do semipresencial mistura aulas online com aulas presenciais. De modo geral, os encontros presenciais ocorrem em média de uma a três vezes por semana.

As aulas a distância do ensino semipresencial podem ser tanto gravadas, quanto ao vivo. Caso seja gravada, o conteúdo fica disponível para acesso em uma plataforma virtual de aprendizagem.

Benefícios:

O ensino semipresencial oferece várias vantagens. A primeira delas é a flexibilidade da educação EAD. Afinal, não precisa estar na faculdade todos os dias, assim conseguindo encaixar os estudos na sua rotina com maior facilidade.

Também propicia o desenvolvimento maior capacidade de disciplina e mais autonomia de estudo, já que precisa se organizar para acompanhar o conteúdo digital.

O Ensino Semipresencial

Até dois dias de aulas presenciais no campus por semana.

Experiência presencial, incluindo laboratórios e aulas com os mesmos professores.

Você pode escolher quais disciplinas gostaria de estudar online ou presencialmente a partir do segundo período.

Para quem quer flexibilidade de horário, mas não abre mão da experiência do campus.

Importante destacar que não há nenhuma diferença entre o diploma de um curso semipresencial para aqueles de cursos presenciais, por exemplo. Ambos têm a mesma validade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES