Metrô de Teresina será beneficiado com a verba do programa PAC 2

O projeto da CMTP prevê a ampliação da linha da Estação Dirceu II

Avalie a matéria:
Metrô de Teresina | Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia Metropolitana de Transporte de Teresina (CMTP) apresentou no ano passado o projeto de reforma e ampliação da linha do metrô na capital. A proposta foi encaminhada à Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMOB). As propostas de cada Estado serão apoiadas por meio de financiamento e/ou repasse.

No próximo dia 31 de março, o Ministério das Cidades irá convocar todos os Estados, que apresentaram os projetos, para a assinatura do convênio, que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Urbana (PAC-2).

O projeto da CMTP prevê a ampliação da linha da Estação Dirceu II, que atualmente é a parada final do metrô, até o Terminal Rodoviário Petrônio Portela. ?A ampliação será de quatro quilômetros e irá ligar a região Sudeste a Sul e poderá viabilizar a mobilidade nessa área. A região Sudeste é uma das mais densamente povoada de Teresina?, explica Antônio Sobral, diretor administrativo da CMTP. Com a ampliação a malha ferrovia do metrô passará para 17,1 quilômetros.

A atual linha será duplicada e ganhará cinco novos trens. ?A duplicação irá garantir um menor tempo de espera que deve passar para quinze minutos, além da modernização com a implantação das catracas eletrônicas?, afirma. Hoje, o tempo de espera para cada viagem é de 50 minutos.

?Uma das exigências do Ministério é que os projetos de mobilidade urbana atendam um grande número de pessoas e que as tarifas sejam compatíveis com a renda dessas pessoas, porque não adianta ampliar a linha e as pessoas não poderem pagar. A região Sudeste apresenta todas essas características?, explica.

Após finalizado, o projeto terá cinco novas estações e sinalização das passagens de nível com cancelas eletrônicas. O projeto prevê ainda quatro estações de integração, uma na Praça da Bandeira, na Rodoviária, na Avenida Frei Serafim e na Estação da Boa Esperança. A capacidade de atendimento do metrô passará a ser de 50 mil usuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES