Rio+20: Mídias sociais como Facebook e Twitter são megafone para revolução verde

Plataformas como Twitter e Facebook ajudam a amplificar as vozes globais que clamam por mudanças.

Plataformas como Twitter e Facebook ajudam a amplificar as vozes globais que clamam por mudanças. | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rio de Janeiro - Mais do que um instrumento para conectar amigos, profissionais ou, como sugerem os críticos, práticar o narcisismo, as redes sociais têm o poder de transformar o mundo. Ao conectar, a milésimos de segundo, num só clique, bilhões de pessoas de vários cantos do planeta, plataformas como Twitter e Facebook derrubam fronteiras e amplificam as vozes daqueles que clamam por justiça social e por um planeta mais sustentável.

Em casos de desastres climáticos essa mídias vão além e ajudam a reconectar pessoas. Quando o tsunami atingiu o Japão em março de 2011, populações inteiras ficaram offline, impossibilitadas de se informar sobre o paradeiro de alguém querido. No entanto, mais de 4,5 milhões de mensagens de várias partes do mundo correram o Facebook repercutindo a tragédia e mandando atualizações que, com o tempo, ajudaram a localizar pessoas no país.

Foi também a transparência das mídias sociais que serviu de pivô das revoltas populares que derrubaram ditaduras na Tunísia e no Egito no início daquele ano. No Brasil, as redes também foram (e continuam sendo) agentes de mobilização crítica que vão de encontro às decisões políticas importantes, como o novo Código Florestal e a construção da usina de Belo Monte, no Pará.

"Apesar de ser inimaginável o mundo sem redes sociais, elas não são novidades. Há séculos, desenvolvemos linguagem e sabíamos que a única maneira de aumentar nossa capacidade de sobrevivência era transmitir informação e conhecimento para outras pessoas", afirma o diretor de negócios do Facebook América Latina, Leonardo Tristão, que falou ontem no Rio+Social, evento que discutiu o papel das mídias para gerar mudanças boas. "Formamos grupos, criamos alianças, transmitimos um conhecimento, espalhamos rumores e fofocas, mas o poder que as historias têm de moldar a sociedade é a grande diferença do que vivemos hoje".

Se há vinte anos, a pequena Severn Suzuki, então aos 12 anos de idade, conseguiu calar os líderes globais com um discurso emocionante durante a ECO-92, imagine como teria sido se ela contasse com essas ferramentas na ociasião. "As mídias sociais são um megafone para aqueles que estão comprometidos em denunciar problemas globais e encontrar soluções em conjunto para eles", defende a canadense que retornou ao Brasil para participar do lançamento da Carta Brasileira da Terra, na Cúpula dos Povos, e acompanhar as discussões na Rio+2

Em países muito pobres, um trunfo das redes sociais é a capacidade de unir sociedade civil, agentes públicos e órgãos da ONU. Exemplo que vem de Uganda, na África, onde a Unicef mantém o programa U-Report, que capacita jovens do país a reportar problemas nas suas comunidades usando celulares que são doados pela instituição.

"Eles compartilham observações e ideias sobre uma ampla gama de questões de desenvolvimento e problemas nas suas comunidades, como professores que não aparecem para dar aulas", contou o diretor executivo da Unicef, Anthony Lake, durante curta entrevista no Rio+Social. A transparência no reporte pressiona os governos a agirem. Em menos de um ano, a população de "U-repórteres" já conta com 89 mil jovens cadastrados, e diariamente de 400 a 500 se juntam à rede.

O projeto inovador da Unicef vai ao encontro das possibilidades criativas das novas tecnologias. Na visão do empresário escocês Pete Cashmore, de 26 anos, a inovação em várias áreas do conhecimento é uma das formas de sanar os problemas do planeta, sejam eles ambientais, sociais ou políticos. Para o criador do Mashable, site de referência sobre redes sociais, o segredo da inovação é a combinação de ideias. "Quanto mais as pessoas se comunicarem, mais inovador será o mundo", setencia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES