Milhares de brasileiros ganham direito de pedir cidadania portuguesa a partir de hoje

Mudança em lei em Portugal permitiu que milhares de brasileiros tenham direito à cidadania portuguesa.

Mudança na Lei permitem brasileiros solicitarem nacionalidade portuguesa | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de brasileiros que residem em Portugal há pelo menos cinco anos ganharam o direito de pedir a cidadania portuguesa. A medida passou a valer nesta segunda-feira, 1º de abril, quando passou a vigorar a alteração na Lei da Nacionalidade de Portugal, que modifica a regra do prazo de cinco anos para um residente fazer o pedido.

O QUE MUDOU? Brasileiros e demais estrangeiros em Portugal precisam residir legalmente durante cinco anos em Portugal para ter direito ao pedido de cidadania. O prazo continua o mesmo, mas a maneira de se calcular o tempo de residência de cinco anos no país mudou.

VISANDO CELERIDADE - A nova regulamentação considera o período de espera entre a manifestação de interesse na cidadania e a obtenção da autorização provisória de residência como parte dos cinco anos de residência obrigatória para a solicitação da cidadania por parte dos imigrantes. Esse período de espera pode chegar a três anos, devido ao acúmulo de pedidos, transição de órgãos de imigração e atraso na análise dos processos.

Para Flavia Souza, advogada especialista em cidadania portuguesa destacou as mudanças na Lei de Cidadania.

“É importante destacar que o órgão responsável pela análise e concessão da autorização de residência, AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), enfrenta um grande volume de processos, o que tem causado demoras consideráveis na concessão do título de residência”, afirmou à VEJA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES