Militante tem bandeira nazista colocada sobre caixão em funeral na Itália

Igreja onde ocorria o funeral alega que padres desconheciam que símbolo seria usado do lado de fora, após a celebração do rito.

Avalie a matéria:
Extrema direita usa bandeira nazista em funeral | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Líderes católicos e judeus italianos condenaram nesta terça-feira (11) um episódio em que extremistas de direita colocaram uma bandeira com uma suástica sobre um caixão do lado de fora de uma igreja após um funeral religioso e fizeram saudações nazistas.

Extrema direita usa bandeira nazista em funeral na Itália (Foto: Reprodução)A arquidiocese católica de Roma disse em comunicado que os padres da paróquia de Santa Lúcia, que fica em um bairro central da cidade, incluindo o clérigo que presidiu o rito fúnebre, não tinham ideia do que aconteceria fora da igreja na segunda-feira (10).

Imagens mostram o caixão com o corpo de Alessia Augello, ex-integrante do grupo extremista de direita Forza Nuova, coberto pela bandeira.

A declaração da diocese chamou a bandeira de "um símbolo horrendo que não pode ser conciliado com o cristianismo" e disse que o episódio foi um exemplo ofensivo de "exploração ideológica" de um serviço religioso.

A polícia disse que está investigando o incidente como um possível crime de ódio.

A comunidade judaica de Roma expressou indignação por tais eventos ainda poderem acontecer mais de sete décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda da ditadura fascista italiana.

"É inaceitável que uma bandeira com uma suástica ainda possa ser mostrada em público nos dias de hoje, especialmente em uma cidade que viu a deportação de seus judeus pelos nazistas e seus colaboradores fascistas", disse o comunicado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES