Militar catarinense conhece experiência do Pelotão Mirim no Piauí

Militar catarinense conhece experiência do Pelotão Mirim no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coronel Nazareno Mascineiro, de Santa Catarina, participou das festividades de anivers?rio de 172 Anos da Pol?cia Militar do Piau? (PMPI) e recebeu, nesta ter?a-feira, 26, a comenda M?rito Pol?cia Militar. Nesta quarta-feira, 27, ?s 9 horas, ele ministra a palestra sobre Pol?cia Comunit?ria, no audit?rio do quartel do Comando-Geral da PMPI.

Ainda nesta ter?a-feira, o coordenador-geral da Pol?cia Comunit?ria do Piau?, coronel Jos? Lucimar de Oliveira, apresentou ao militar catarinense o Projeto Pelot?o Mirim, desenvolvido em Teresina. O projeto funciona no Centro Integrado de Seguran?a da Comunidade Anita Ferraz, no Parque Anita Ferraz, zona Leste da cidade.

O Pelot?o Mirim atende em m?dia 1.700 crian?as e adolescentes de 7 a 14 anos da regi?o da Grande Pedra Mole, que envolve as comunidades Vila do Avi?o, Vila Meio-Norte, Vila Nova, HBB, Parque Anita Ferraz, dentre outras. Segundo a instrutora do centro, Maria Nazi Carvalho, ao todo, j? foram cadastrados 2.000 nomes.

No centro, as crian?as e adolescentes participam de atividades pedag?gicas, esportivas (capoeira e futebol), culturais (dan?a e viol?o), religiosas e de comandos coletivos, coordenados por policiais militares, que trabalham as quest?es de disciplina, respeito ao cidad?o, ordem, hierarquia e amor ? P?tria. De acordo com o coronel Jos? Lucimar de Oliveira, a inten??o ? desmistificar o policial como repressor e mostr?-lo como um profissional que contribui para promover a harmonia e a seguran?a, em parceria com a comunidade.

No momento, os coordenadores do Pelot?o Mirim do Anita Ferraz est?o trabalhando para incluir atividades art?sticas que envolvam pintura, desenho e escultura. Para implementa??o dessas atividades, falta somente a aquisi??o de material did?tico.

O coordenador do Projeto Pelot?o Mirim e presidente do Conselho Comunit?rio de Seguran?a P?blica da Regi?o do Grande Pedra Mole, Luiz Alves do Santos - o Mamede -, em julho, os estudantes ter?o f?rias, e, em agosto, as atividades ser?o retomadas com o atendimento ?s duas mil crian?as e jovens. Explicou que h? um esfor?o para inaugurar outros tr?s pelot?es mirins, que funcionar?o nos bairros Planalto Uruguai, Vila Madre Teresa de Calcut? e Baix?o do Carlos (zona rural).

O objetivo do projeto ? oferecer atividades ?s crian?as e jovens das comunidades, levando atividades l?dicas e educacionais. "Queremos contribuir para tornar essas crian?as e jovens de hoje cidad?os", diz a instrutora Nazi Carvalho, que trabalha a atividade religiosa, respeitando as diferen?as de cada aluno.

Em cada pelot?o, os instrutores atuam de forma volunt?ria. Eles percebem que depois do funcionamento do Pelot?o Mirim no Anita Ferraz, h? 9 meses, os resultados s?o positivos e, segundo Mamede, o que mais chama a aten??o da turma ? a doutrina militar.

A recompensa para esses instrutores, segundo Nazi Carvalho, ? saber que est?o colaborando com a forma??o das crian?as de hoje, que ser?o os adultos de amanh?. A instrutora Maria da Paz revela, por sua vez, que ? gratificante saber que est? ajudando num projeto de forma??o de cidad?os e trabalhando para tornar melhor a comunidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES