O Quilombo Mimbó, localizado em Amarante, cidade localizada a 160 km de Teresina, é o primeiro do Brasil a estar 100% conectado com fibra óptica, proporcionado pela Piauí Conectado. A tecnologia permite oferecer internet banda larga de alta velocidade. Assim surge o Mimbó Conectado, um projeto desenvolvido através da parceria público-privada que transforma a vida dos 600 moradores da comunidade tradicional. 

A inauguração do Mimbó Conectado aconteceu neste domingo (26), com a presença de autoridades do Governo do Estado do Piauí na comunidade quilombola que hoje é beneficiada com a PPP. 

O projeto inclui seis pontos de acesso público à internet espalhados pela comunidade, além de 66 pontos individuais nas casas que possuem estudantes, que receberam tablets para otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Para a produção artesanal local, também haverá uma vitrine virtual, para expor e facilitar a comercialização.

A juventude do quilombo aprovou o Mimbó Conectado. Crédito: Paulo Barros/CCom.A juventude do quilombo aprovou o Mimbó Conectado. Crédito: Paulo Barros/CCom.

A comunidade está contente com o benefício recebido

"A vice-governadora Regina Sousa está de parabéns. Ela atende nossos pedidos antes mesmo da gente pedi. Temos raízes negras e temos a sorte de ter uma mulher negra como a Regina do nosso lado. Nossas crianças vão avançar no aprendizado", conta a professora Idelzuita Paixão, uma das mais antigas moradoras do Mimbó.

Marta Paixão agradeceu a iniciativa da Piauí Conectado e vice-governadoria. Crédito: Cinthia Lages.Marta Paixão agradeceu a iniciativa da Piauí Conectado e vice-governadoria. Crédito: Cinthia Lages.

Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores da Comunidade Quilombola Mimbó, ressalta que a vida dos moradores mudou desde a chegada do projeto. 

"Desde uma ligação que recebi da vice-governadora, a comunidade mudou totalmente. Estamos aqui para ver a concretização desse projeto. É uma grande alegria", disse.

Momento histórico 

Para a vice-governadora Regina Sousa, este é um momento histórico que marca a independência do quilombo. "Esse é um projeto grande. Estamos em um quilombo muito antigo, com 203 anos. Era uma população dependente, então na minha cabeça veio: vamos fazer um Mimbó Independente! Eles eram livres, mas precisávamos declarar independência. Queremos dar autonomia financeira a eles", explica. 

Equipe de Governo inaugurou o Mimbó Conectado. Crédito: Djalma Batista.Equipe de Governo inaugurou o Mimbó Conectado. Crédito: Djalma Batista.

Regina dá mais detalhes sobre a vitrine virtual do Mimbó Conectado. 

"Além da internet, estamos com um projeto de moda super interessante, além de um site para a grife da marca do Mimbó, com ajuda da Kalina Rameiro. Estou muito feliz que a Piauí Conectado atendeu ao meu pedido", disse Regina Sousa.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), responsável pela implantação do projeto através da PPP, também esteve presente no evento. 

"Quero agradecer ao Emerson e a equipe da Piauí Conectado por ter recebido tão bem essa ideia da vice-governadora. Esse é um projeto que vai muito além de um contrato administrativo. É um projeto de transformação social e libertação", acrescenta.

O evento também foi prestigiado pelos concessionários da PPP de conectividade do Piauí. Para Édson Ribeiro, diretor presidente da Global Task, "hoje é o dia mais feliz da Piauí Conectado". 

"Estamos inaugurando um projeto que transforma vidas", aponta.

Transmissão ao vivo

A Rede Meio Norte fez a transmissão ao vivo da inauguração do Quilombo Mimbó. 

Cinthia e Danilo tiveram a missão de registrar o momento. Crédito: Reprodução.Cinthia e Danilo tiveram a missão de registrar o momento. Crédito: Reprodução.

O momento histórico foi registrado em flashs ao vivo da repórter Cinthia Lages e o cinegrafista Danilo Romero. Eles utilizaram a rede da Piauí Conectado para fazer a transmissão.