Mimbó, no Piauí, é o primeiro quilombo 100% conectado do Brasil

Comunidade tradicional de Amarante recebeu fibra óptica da Piauí Conectado

Mimbó Conectado é entregue à população | Cinthia Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Quilombo Mimbó, localizado em Amarante, cidade localizada a 160 km de Teresina, é o primeiro do Brasil a estar 100% conectado com fibra óptica, proporcionado pela Piauí Conectado. A tecnologia permite oferecer internet banda larga de alta velocidade. Assim surge o Mimbó Conectado, um projeto desenvolvido através da parceria público-privada que transforma a vida dos 600 moradores da comunidade tradicional. 

A inauguração do Mimbó Conectado aconteceu neste domingo (26), com a presença de autoridades do Governo do Estado do Piauí na comunidade quilombola que hoje é beneficiada com a PPP. 

O projeto inclui seis pontos de acesso público à internet espalhados pela comunidade, além de 66 pontos individuais nas casas que possuem estudantes, que receberam tablets para otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Para a produção artesanal local, também haverá uma vitrine virtual, para expor e facilitar a comercialização.

A juventude do quilombo aprovou o Mimbó Conectado. Crédito: Paulo Barros/CCom.

A comunidade está contente com o benefício recebido

"A vice-governadora Regina Sousa está de parabéns. Ela atende nossos pedidos antes mesmo da gente pedi. Temos raízes negras e temos a sorte de ter uma mulher negra como a Regina do nosso lado. Nossas crianças vão avançar no aprendizado", conta a professora Idelzuita Paixão, uma das mais antigas moradoras do Mimbó.

Marta Paixão agradeceu a iniciativa da Piauí Conectado e vice-governadoria. Crédito: Cinthia Lages.

Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores da Comunidade Quilombola Mimbó, ressalta que a vida dos moradores mudou desde a chegada do projeto. 

"Desde uma ligação que recebi da vice-governadora, a comunidade mudou totalmente. Estamos aqui para ver a concretização desse projeto. É uma grande alegria", disse.

Momento histórico 

Para a vice-governadora Regina Sousa, este é um momento histórico que marca a independência do quilombo. "Esse é um projeto grande. Estamos em um quilombo muito antigo, com 203 anos. Era uma população dependente, então na minha cabeça veio: vamos fazer um Mimbó Independente! Eles eram livres, mas precisávamos declarar independência. Queremos dar autonomia financeira a eles", explica. 

Equipe de Governo inaugurou o Mimbó Conectado. Crédito: Djalma Batista.

Regina dá mais detalhes sobre a vitrine virtual do Mimbó Conectado. 

"Além da internet, estamos com um projeto de moda super interessante, além de um site para a grife da marca do Mimbó, com ajuda da Kalina Rameiro. Estou muito feliz que a Piauí Conectado atendeu ao meu pedido", disse Regina Sousa.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), responsável pela implantação do projeto através da PPP, também esteve presente no evento. 

"Quero agradecer ao Emerson e a equipe da Piauí Conectado por ter recebido tão bem essa ideia da vice-governadora. Esse é um projeto que vai muito além de um contrato administrativo. É um projeto de transformação social e libertação", acrescenta.

O evento também foi prestigiado pelos concessionários da PPP de conectividade do Piauí. Para Édson Ribeiro, diretor presidente da Global Task, "hoje é o dia mais feliz da Piauí Conectado". 

"Estamos inaugurando um projeto que transforma vidas", aponta.

Transmissão ao vivo

A Rede Meio Norte fez a transmissão ao vivo da inauguração do Quilombo Mimbó. 

Cinthia e Danilo tiveram a missão de registrar o momento. Crédito: Reprodução.

O momento histórico foi registrado em flashs ao vivo da repórter Cinthia Lages e o cinegrafista Danilo Romero. Eles utilizaram a rede da Piauí Conectado para fazer a transmissão. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES