Minicurso de Formação virtual trata dos Direitos Quilombolas

Aulas são ministradas via Zoom

Zoom | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o  tema “Direito à Terra Quilombola”, ministrado pelo defensor público  do estado da Bahia, Gilmar Bittencourt, aconteceu no último dia 23  o I Módulo do Minicurso de Formação em Direitos Quilombolas, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí por meio do projeto Vozes dos Quilombos, que é coordenado pela diretora das Defensorias Regionais, defensora pública Karla Araújo de Andrade Leite.

Devido ao número de pessoas inscritas, o minicurso que é ofertado por meio Plataforma Zoom devido a pandemia ocasionada pela Covid-19, teve que ser dividido em duas turmas. O mesmo tema será portanto abordado no próximo dia 29, quando inicia o curso para a denominada Turma B, sendo ministrado também pelo Defensor Público Gilmar Bittencourt. 

A primeira aula, para os integrantes da Turma A, transcorreu de forma bastante produtiva. O ministrante, Gilmar Bittencourt, possui experiência de mais de uma década junto as comunidades quilombolas e destaca a relevância do Minicurso. “É uma grande oportunidade de, a partir das experiências das próprias comunidades, podermos discutir, debater os seus direitos. Discutir as estratégias,  os mecanismos, os caminhos para a preservação e ampliação dos seus direitos. Esse Minicurso é um divisor de águas para essas comunidades, ao mesmo tempo que é uma fonte inesgotável de saber para todos nós, que buscamos defender os direitos das pessoas vulneráveis. É uma oportunidade que somente uma Defensoria Pública muito comprometida, como a Defensoria do Piauí, através dos seus Órgãos de Atuação e da sua Chefia, proporciona a essas comunidades. Muito obrigado e parabéns à Defensoria Pública do Piauí", ressalta o defensor público.

A  defensora pública Karla Andrade, destaca o saldo positivo do início do Minicurso, o que considerou uma aula espetacular sobre direito quilombola. "É imensa a importância deste momento em que reunimos quilombolas de vários estados brasileiros  na sala virtua,l para falarmos sobre o direito à Terra Quilombola e dialogarmos sobre outras formas de organização social possíveis. Foi uma esperança de dias melhores para todos os presentes, e muito didático do ponto de vista objetivo. Nós precisamos entender, respeitar e aprender com outras culturas. A Defensoria do Piauí marcou posição e isso é motivo de muito orgulho."

O Minicurso de Formação em Direitos Quilombolas contará com mais dois Módulos. O Módulo II, sobre “Racismo Estrutural”, será ministrado pela defensora pública do estado do Tocantins, Denize Sousa Leite. Já o III Módulo, “Protocolos de Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado”, será responsabilidade do defensor público do estado do Pará, Johny Giffoni.

*Com informações da assessoria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES