Ministério da Saúde aponta 3 tipos de aranhas com picadas letais; entenda

Um cantor de forró morreu após ser picado por uma aranha e ter parte do seu rosto escurecido, disse a família da vítima

Cantor de forró | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de ser picado por uma aranha, o cantor de forró, Darlyn Morais, de 28 anos, desenvolveu algumas alergias causadas pela peçonha do aracnídeo. De acordo com os familiares, ele ficou com parte do rosto escuro, o que causou sua morte nesta segunda-feira (6), depois de alguns dias internado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o falecimento e esclareceu que a causa ainda está sob investigação. Especialistas do Instituto Butantan, entrevistados pelo G1, sugeriram que as imagens da lesão não apresentam características comuns de incidentes envolvendo aranhas. 

Eles ressaltaram a importância de aguardar o laudo oficial para estabelecer o diagnóstico com maior precisão. Os incidentes relacionados a aranhas, conhecidos como araneísmo, ocorrem devido à injeção de veneno através dos ferrões localizados na parte frontal do animal. Assim como os escorpiões, as aranhas pertencem à classe dos aracnídeos.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, as aranhas de relevância em saúde pública são categorizadas em três gêneros: Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus. Abaixo, estão as características e sintomas de cada um deles.

Loxosceles, também conhecidas como aranhas-marrom ou aranhas-violino, são geralmente não agressivas e costumam picar quando são comprimidas. Possuem aproximadamente 1 cm de corpo e podem chegar a 3 cm de comprimento total. Essas aranhas são noturnas e constroem teias irregulares. Tendem a se esconder em locais com pouca luz e movimento, como telhas, tijolos e móveis.

No caso de picadas de aranha do gênero Loxosceles, a picada quase nunca é percebida inicialmente. Os sintomas podem se manifestar de duas maneiras: uma leve dor na pele acompanhada de manchas pálidas e roxas, ou bolhas e feridas com sangue, seguidas de febre, mal-estar, fraqueza, enjoo, vômitos e dores musculares. Em casos mais graves, podem ocorrer complicações como destruição de glóbulos vermelhos no sangue, lesão renal aguda, anemia, icterícia e presença de sangue na urina. A coagulação anormal no corpo é rara, mas pode acontecer.

No caso das aranhas do gênero Phoneutria, também conhecidas como aranhas-armadeira ou macacas, a dor imediata e intensa é o sintoma mais comum. A dor pode se espalhar pela área afetada, acompanhada de inchaço, vermelhidão, sensações anormais e sudorese na região da picada. Frequentemente, podem ser observadas duas marcas de mordida. Além disso, podem ocorrer outros sintomas como tremores, ansiedade, insônia, dor de cabeça, coceira, vermelhidão no rosto e pescoço. Em casos graves, podem surgir distúrbios comportamentais e choque. Em cerca de 5% dos casos, o rosto pode ficar rígido com mandíbulas trancadas.

No caso das aranhas do gênero Latrodectus, conhecidas como viúva-negra, os sintomas incluem dor na região da picada, sudorese e problemas cardíacos. Além disso, podem ocorrer tremores, ansiedade, insônia, dor de cabeça, coceira e vermelhidão no rosto e pescoço. Em casos graves, podem surgir distúrbios comportamentais e choque.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, embora acidentes com aranhas sejam comuns, geralmente não representam uma ameaça significativa à saúde pública, incluindo aranhas encontradas próximas a residências, como caranguejeiras e aranhas de jardim. Além disso, apesar de sua presença frequente em casas, as caranguejeiras raramente causam acidentes graves.

Como é o tratamento?

No Brasil, soros antipeçonhentos são fabricados em diversos estados e distribuídos gratuitamente para pessoas que foram vítimas de picadas venenosas por meio dos serviços de saúde do Ministério da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES