Ministério da Saúde avalia expandir distribuição da vacina contra dengue

O Brasil tornou-se o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina Qdenga no sistema de saúde pública.

Ministério da Saúde avalia expandir distribuição da vacina contra dengue. | Antonio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (3), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o governo está considerando expandir a oferta de vacinas contra a dengue no país. A declaração foi feita durante a inauguração do Centro de Operações de Emergências (COE) contra a dengue, em Brasília. 

A ministra informou que reuniões foram realizadas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã para discutir o assunto.

“Todo o nosso esforço será para ampliar essa oferta [de vacinas]”, disse a ministra.

O Brasil tornou-se o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina Qdenga no sistema de saúde pública. A primeira remessa, composta por aproximadamente 757 mil doses, chegou ao país em 20 de janeiro. Este lote representa parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica responsável pela vacina.

Uma segunda remessa, contendo mais de 568 mil doses, tem a entrega programada para fevereiro. A expectativa é de que o Brasil receba um total de 5,2 milhões de doses ao longo deste ano. Inicialmente, a vacina será administrada na população de áreas endêmicas, abrangendo 521 municípios. 

Além disso, para o ano de 2025, o Ministério da Saúde já firmou contratos para aquisição de mais 9 milhões de doses. Mesmo com a ampliação, a ministra destacou que a oferta do imunizante não trará impactos imediatos para o combate à doença.

“Elas [as vacinas] significam muito, até porque adquirimos vacinas para 2024 e 2025 e todo o nosso esforço será para ampliar essa oferta, mas não vai ter um impacto nesse intervalo inicial de poucos meses”, apontou a autoridade.

A ministra ainda destacou durante a cerimônia que a situação da dengue é mais alarmante atualmente em alguns municípios do Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Ela enfatizou que, embora haja concentração nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, essa situação não configura um quadro de emergência nacional, mas sim uma epidemia em nível local.

INTENSIFICAÇÃO DE VIGILÂNCIA

Conforme os dados do painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da saúde, de janeiro até o momento, o Brasil registrou 243.721 casos prováveis de dengue. A doença já resultou em pelo menos 29 mortes confirmadas, enquanto outras 170 estão sob investigação.

Diante disto, o  Ministério da Saúde anunciou que o COE (Centro de Operações de Emergências) intensificará a vigilância da dengue no país, coordenando ações em conjunto com estados e municípios nas áreas de vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e controle de vetores. A estrutura conduzirá a coleta e análise de dados, produzirá relatórios e divulgará informações por meio de boletins e informes epidemiológicos.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES