Ministério da Saúde e CNBB lançam campanha para incentivar teste de HIV

Ministério estima em 630 mil o número de portadores do vírus no país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma parceria inédita, o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram nesta quinta-feira (22) uma campanha que pretende envolver os quadros do ministério e as pastorais da Igreja Católica para difundir a importância da realização dos testes de HIV na população geral e de sífilis entre gestantes.

Em um primeiro momento, a campanha será realizada, em caráter experimental, em seis capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, João Pessoa e Rio de Janeiro. O objetivo do ministério é utilizar a credibilidade e influência da igreja na comunidade para ampliar as atividades do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da pasta. No dia 29 de outubro, Curitiba será a primeira capital a receber a campanha. Pelo menos 142 das 272 dioceses da Igreja Católica em todo o país já tratam do assunto a partir das Pastorais da Aids.

Essas pastorais contam com 13 mil agentes capacitados para atuar no acompanhamento de portadores do vírus HIV e seus familiares. O objetivo da campanha é fazer com que o cidadão compreenda a necessidade de conhecer a sua sorologia e busque o teste antes que a doença se desenvolva.

As paróquias que quiserem fazer mobilizações para testagem poderão contar com a rede pública de saúde que vai disponibilizar profissionais qualificados para realizar os testes e atuar no aconselhamento pré e pós-exame e encaminhamento à rede de assistência para os casos positivos. Participaram do lançamento da campanha na sede do Ministério da Saúde, o ministro José Gomes Temporão, representantes da Igreja, o presidente da Pastoral da Aids, dom Eugênio Ríxen, e o secretário-geral dom Dimas Lara Barbosa.

Batizada com o slogan "Declare o seu amor", a campanha terá materiais impressos que serão distribuídos pelos agentes do ministério e da Igreja nas comunidades. O ministério estima em 630 mil o número de infectados com o vírus HIV no país. Desse total, cerca de 225 mil ainda desconhecem a sua condição sorológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES