Ministério da Saúde inclui vacina contra Covid no Calendário Infantil

O mesmo se aplicará aos demais públicos do grupo prioritário.

Saúde inclui vacina contra Covid no Calendário Infantil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de 1º de janeiro, a vacinação contra a Covid para crianças de seis meses a menores de cinco anos será integrada ao Calendário Nacional de Vacinação. O mesmo se aplicará aos demais públicos do grupo prioritário. Recomenda-se a administração da primeira dose aos seis meses, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses.

No que diz respeito às vacinas Pfizer, o Ministério da Saúde especifica o uso da Pfizer pediátrica de tampa vinho para crianças de 5 a 11 anos, enquanto a vacina Pfizer bivalente de tampa cinza será destinada a partir dos 12 anos. Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), destaca a disponibilidade da vacina Pfizer baby no estoque, mas sugere a preferência pela vacina monovalente da Pfizer atualizada para a variante XBB. 1.5, aprovada pela Anvisa.

Kfouri ressalta a importância de adquirir as vacinas pediátricas já na formulação monovalente XBB, visando aprimorar a cobertura vacinal. Ele observa que, mesmo com vacinas compradas e não utilizadas, a baixa cobertura vacinal é um desafio. A vacina pode ser administrada junto às demais do calendário infantil, sem contraindicações, com a orientação de adiar a vacinação em caso de doença febril aguda.

Quanto às crianças de seis meses a menores de cinco anos, não vacinadas ou com doses em atraso, poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado. Crianças já imunizadas com três doses contra a Covid não necessitam de nova vacinação.

Para os demais públicos do grupo prioritário, incluindo idosos, imunocomprometidos e gestantes, o Ministério da Saúde indica a vacina Pfizer bivalente (tampa cinza), com a possibilidade de atualizações conforme aprovações regulatórias de novas vacinas.

Antecipando a aprovação pela Anvisa da vacina monovalente atualizada para a variante XBB. 1.5, o Ministério da Saúde já iniciou o processo de aquisição para 2024, visando fornecer as versões mais atualizadas dos imunizantes contra a Covid.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES