Ministério da Saúde monitora 20 suspeitos de gripe suína

Os casos da doença foram registrados em oito estados do país.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (28) que há 20 casos de pessoas com suspeita de contaminação pela gripe suína no Brasil. Os casos foram registrados em oito estados do país.

Confira o balanço oficial do Ministério da Saúde

O Paraná é o estado com mais casos suspeitos (4), seguido de Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina (3), Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (2 cada) e Pará (1). Segundo o ministério, todos os casos estão sendo monitorados.

A doença surgiu no México, onde já estima-se tenha causado 52 mortes, e já foi registrada em outros sete países: Estados Unidos (64 casos), Canadá (6), Espanha (2), Escócia (2), Nova Zelândia (3), Israel (2) e Costa Rica (1).

Nesta terça, feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que todos osaviões chegados do México, Estados Unidos e Canadá, áreas que tem o maior registro de casos da gripe suína em humanos, estão sendo desinfectados ao pousarem nos aeroportos brasileiros. Os passageiros destes voos serão inspecionados, segundo a Anvisa.

Estados Unidos

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu aos líderes do Congresso que liberem US$ 1,5 bilhão extra para tentar impedir o avanço da doença, que já tem 64 casos confirmados no país.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que a verba poderia ser usada para criar estoques de antivirais, desenvolver uma vacina, ajudar os serviços de saúde pública e ajudar organizações internacionais.

Remédios

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde informou que o Brasil vai receber na semana que vem 54 mil cápsulas importadas de Tamiflu, remédio recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento de pessoas infectadas pela gripe suína.

Segundo o Ministério da Saúde, outras 9 milhões de cápsulas podem ser produzidas a partir do princípio ativo do medicamento (oseltamivir), armazenado em tonéis que fazem parte do estoque estratégico do país.

O medicamento é recomendado pela OMS para o tratamento de quem desenvolve os sintomas da gripe, mas não impede o contágio de pessoa para pessoa, segundo o ministério. Para isso, seria necessária uma vacina ?o que não existe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES