Ministério da Saúde reforça ajuda aos estados e municípios

Desde que o coronavírus chegou ao Brasil, o Ministério da Saúde tem atuado de forma incansável para combater a doença e evitar que a população sofra as consequências dessa pandemia.

Combate | Mario de Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde que o coronavírus chegou ao Brasil, o Ministério da Saúde tem atuado de forma incansável para combater a doença e evitar que a população sofra as consequências dessa pandemia. Dito isso, medidas de prevenção e tratamento têm sido realizadas por todo país. E para exemplificar melhor essas ações, o ministro da Saúde, Nelson Teich, participou de videoconferência com senadores, nessa quarta-feira (29), quando abordou as principais estratégias desenvolvidas pelo Governo Federal para apoiar os estados e municípios. De acordo com o ministro Nelson Teich, foi feita uma distribuição de recursos do governo para que todas as regiões do Brasil pudessem reestruturar suas redes de saúde.

Mário de Oliveira

“No total, já foram pagos R$2,5 bilhões de Emendas Parlamentares para todos os estados. E até a primeira semana de maio a gente vai ter a liberação de mais um bilhão de reais para auxiliar nesse trabalho contra a Covid-19. Os recursos repassados pelo Governo Federal vão ser de R$4,5 bilhões de reais”.

Sobre a distribuição de respiradores, que são os equipamentos usados no tratamento de pacientes graves com dificuldade para respirar, o ministro informou que o Governo Federal enfrenta o desafio na disponibilidade. 

“A parte dos respiradores hoje é crítica. A gente tem um problema que não é do Brasil, é um problema mundial. Hoje estamos contando a indústria nacional com uma proposta de entrega de 14.100 respiradores e isso será feito de uma forma faseada. Nesse espaço de tempo é importante a gente tentar evitar o crescimento explosivo da doença para que consigamos ir tratando a população. Isso porque os recursos são menores do que gostaríamos que fosse, precisamos ajustar o sistema para cuidar das pessoas e ter um número menor de mortes”. 

Durante a audiência pública no Senado, o ministro da Saúde também falou sobre o isolamento social, o uso de tecnologias no combate à doença, como a telemedicina, evolução da transmissão e notificação dos casos. Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. (Por Janary Bastos Damacena/RadioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES