Ministério Público celebra os 30 anos da Constituição Federal

Documento símbolo do processo redemocratização nacional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Você agora é um cidadão brasileiro”, assim anunciou o Jornal da Constituinte após a promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988. Hoje, o documento que inaugurou uma nova era de cidadania no país e é símbolo do processo redemocratização nacional, completa 30 anos.

O texto atual é o sétimo na história do Brasil e foi construído pela Assembléia Nacional Constituinte, convocada em 1985 e integrada por 559 membros. Durante 20 meses, foram discutidas mais de 72 mil propostas enviadas pelos cidadãos, 12 mil dos constituintes e de entidades representativas. A nova carta magna reuniu 245 artigos em nove capítulos e teve com função restaurar a democracia após os 21 anos de regime militar.

Com a promulgação da Constituição, o Ministério Público passou a ser uma instituição com autonomia para organizar sua estrutura e desenvolver o seu trabalho com independência. Assim, como consta no art. 127 da CF, que cita o MP como “órgão essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

Com isso, o Ministério Público tornou-se uma importante instituição na garantia da democracia e na defesa dos interesses sociais, aproximando-se ainda mais da comunidade.

Confira abaixo a mensagem do procurador-geral de Justiça do MPPI, Cleandro Moura. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES