Ministério Público do Piauí se destaca no Nordeste em investigações

A área de maior atuação é a de combate à improbidade administrativa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí foi o 4º estado do Nordeste em número absoluto de investigações instauradas ao longo de 2014, ficando atrás apenas dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. No total, o MP-PI foi responsável por 2.727 Inquéritos Civis e Procedimentos Preparatórios. Os dados foram apontados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e fazem parte da quarta edição de “Ministério Público – um retrato”, importante instrumento de consolidação de dados, indicadores e planejamento institucional do Ministério Público brasileiro.

O documento é reconhecido tanto pelos membros da instituição como pela sociedade como essencial para a reafirmação, fortalecimento e transparência do controle social sobre o órgão, cuja missão institucional é a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis para a concretização dos valores democráticos e da cidadania. Nesta quarta edição, apresentaram-se os dados de 2014.

O Piauí também responde por 9% dos procedimentos instaurados na região. Em quinto lugar ficou o Ministério Público do Ceará (Total de 2.196), em sexto o Ministério Público de Pernambuco e em sétimo o Ministério Público Maranhense (Total de 1.009).

A área de maior atuação é a de combate à improbidade administrativa, que corresponde a 25,9% dos procedimentos instaurados em 2014 (707), depois vem a Saúde com 23,3% (635), Meio Ambiente com8,8% (239), Direito da Criança e do Adolescente com 8,1% (220) Direito do Consumidor com 5,9% (161), Educação com 5,6% (153), Patrimônio Público com 4,3% (118), Pessoa Idosa com 2,2%(61), Ordem Urbanística 1,8% com (49). Outros assuntos foram responsáveis por 7,6% (206).

Desse total, 3,4% são arquivados com Termo de Ajustamento de Conduta e 9,5% arquivados sem ajustamento de conduta. Um total de 1.759 audiências e 4.510 diligências referentes aos procedimentos foram realizadas e 380 Recomendações foram expedidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES