Ministério quer aumentar número de turistas colombianos no Brasil

Atualmente, 130 mil turistas da Colômbia visitam o país. Meta é chegar aos 200 mil

Caucaia, no Ceará | Jade Queiroz / Banco de Imagens do MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Turismo criou, nesta terça-feira (14), junto a Embratur e ao governo da Colômbia, um grupo de trabalho para discutir formas de aumentar o fluxo de turistas colombianos no Brasil e de brasileiros no país vizinho. Em visita a embaixada do país vizinho, em Brasília (DF), as autoridades debateram diversas propostas como a promoção de festivais, abertura da embaixada colombiana para promover a cultura e a gastronomia aos brasileiros e parceria com influenciadores dos dois países.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo substituto, William França, responsável pela qualificação do turismo, esteve presente no encontro e propôs uma parceria entre os governos para criar um intercâmbio de idiomas entre guias. “É uma maneira interessante de melhorar a qualificação dos profissionais, melhorar a recepção dos turistas e, ao mesmo tempo, promover os destinos. Se um colombiano vem ao Brasil e é atendido em espanhol, com certeza terá uma experiência muito mais agradável durante sua estada e vai querer voltar e indicar a um amigo”, comentou França.

Entre outros assuntos, a reunião tratou sobre a ampliação da conectividade aérea e a descentralização do fluxo turístico entre Brasil e Colômbia, conforme aponta o secretário Nacional de Integração Interinstitucional, Bob Santos. “Temos que diluir o receptivo de turistas. O Brasil possui 26 estados, mais de 7 mil km de área litorânea, seis biomas importantes e outros inúmeros atrativos ainda a serem descobertos pelo mundo. Descentralizar o fluxo faz com que a oferta de destinos cresça, desenvolvendo as regiões e o país como um todo. Para tanto, é muito importante ter essa aproximação com o governo do país vizinho. Uma porta fundamental foi aberta hoje neste encontro”, afirmou Santos.

Durante a visita, o embaixador da Colômbia no Brasil, Darío Montoya apresentou as belezas de seu país e seu potencial turístico e disse ser apaixonado pelo Brasil. “Depois de conhecer mais deste país incrível vejo o quanto podemos nos ajudar. O nosso governo tem pautas em sintonia que dá prioridade ao turismo. Só temos a ganhar com esta parceria traçada”, comemorou Montoya.

O Anuário Estatístico do Ministério do Turismo apontou que os turistas colombianos procuram os destinos brasileiros principalmente para sol e praia, além de turismo de aventura e ecoturismo. O levantamento mostrou também que o receptivo desses turistas se concentra no Rio de Janeiro e São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES