Ministério valida 40 produtos turísticos do Brasil. Confira!

Projeto é realizado em comunidades indígenas e quilombolas, envolve 89 famílias.

Experiências originais do Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministério do Turismo, em colaboração com a Universidade Federal Fluminense (UFF), concluiu com sucesso a quarta etapa do projeto "Experiências do Brasil Original". Essa iniciativa, focada em comunidades indígenas e quilombolas, visa validar experiências turísticas que resgatam as raízes culturais, promovem o turismo de base comunitária e empoderam as comunidades locais.

Nesta última etapa, as atenções foram voltadas para os biomas Amazônia e Cerrado, resultando na criação de 40 produtos turísticos distribuídos em quatro territórios. O projeto segue os princípios do turismo de base comunitária, destacando a importância de resgatar ancestralidades, fortalecer tradições e dar protagonismo às comunidades.

Um exemplo inspirador ocorre na comunidade indígena Borari, em Alter do Chão, Pará, onde os visitantes são convidados a participar do "Mergulho Ancestral com as Suraras do Tapajós". Essa experiência proporciona uma imersão na cultura Tapajônica, com as mulheres indígenas Borari atuando como anfitriãs, compartilhando a história de luta e resistência por meio de contação de histórias, música e dança indígena. Além disso, a comunidade oferece a experiência de "Grafismo Indígena na Escola Borari", permitindo que os turistas tenham contato direto com a cultura local.

Em Normandia, na Comunidade Indígena Raposa 1 Serra do Sol (RR), os visitantes têm a oportunidade de explorar a natureza por meio da "Trilha Cultural da Cachoeira da Raposa" e vivenciar a "Imersão Cultural no Sagrado Território Raposa Serra Sol". Essa última experiência inclui atividades tradicionais como a prática do arco e flecha Macuxi, danças Parixara e a arte de fazer panelas de barro com as anciãs indígenas.

Já no Quilombo África/Laranjituba (Moju/PA), destaca-se a experiência envolvente da "Cultura do Açaí: da Extração à Degustação", permitindo que os turistas conheçam as delícias da fruta. Outra opção é a "Visita à Casa de Farinha Laranjituba e África", proporcionando uma visão de perto do processo de produção de farinhas à base de mandioca.

Na comunidade Quilombola do Povoado do Moinho (Alto Paraíso/GO), os visitantes são convidados a participar da "Confecção das Bonecas Quilombolas", onde podem observar cada etapa do processo, desde a elaboração do corpo até a criação de roupas, cabelos e rostos. Além disso, há a oportunidade de desfrutar de um "Café da Manhã com Prosa na Varanda", acompanhado por histórias da Dona Irany sobre sua família e o Quilombo Moinho.

Ao longo do projeto, as comunidades foram acompanhadas por equipes técnicas do Ministério do Turismo e da UFF, envolvendo atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias, assim como oficinas para a formatação das experiências turísticas. Os resultados do projeto visam diversificar a oferta turística brasileira, inserir novos produtos no mercado e valorizar mulheres, jovens quilombolas e indígenas, contribuindo para o aumento do trabalho e renda nos territórios.

O projeto "Experiências do Brasil Original" não apenas fortalece o mercado turístico interno, mas também promove a conservação da sociobiodiversidade das comunidades beneficiadas, criando oportunidades econômicas sustentáveis por meio do turismo. A próxima etapa incluirá o apoio à promoção e comercialização das experiências, consolidando o impacto positivo nas comunidades envolvidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES