Ministro aponta a Rota das Emoções como destaque do Brasil para a Copa de 2014

Luiz Barretto chama atenção para que os governos dos Estados que integram o roteiro não percam a chance de mostrar o melhor do Brasil para o mundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rota das Emoções será destaque entre as belezas naturais do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. É o que afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto. ?O projeto turístico nacional envolvendo os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará tem que estar voltado para o Mundial do Brasil?, disse o ministro em recente entrevista a uma emissora de rádio.

Premiada como o melhor roteiro do Brasil pelo Ministério do Turismo no ano passado, a Rota das Emoções ? Jeri-Delta-Lençóis agora faz parte da vitrine do maior evento esportivo do mundo, que atrairá milhares de visitantes ao Brasil em 2014.

Segundo o ministro, os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e o Parque de Jericoacoara (CE) são referências do turismo brasileiro e precisam de investimentos e ações para integrá-los aos roteiros das cidades-sede do mundial de futebol.

Barretto pediu atenção especial para São Luís, a capital maranhense, pelo belo patrimônio arquitetônico, e para Barreirinhas (MA), cidade que dá entrada aos Lençóis. A preocupação do ministro é no sentido de que os governos dos Estados que integram a Rota estejam atentos para a oportunidade que um evento como a Copa do Mundo oferecerá a uma região que possui atributos únicos no Brasil.

COOPERAÇÃO TÉCNICA

O desenvolvimento das cidades que compõem o melhor roteiro integrado do Brasil é trabalhado há alguns anos. A Rota das Emoções integrou a primeira edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística, implementado em 2005 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, e Ministério do Turismo, desencadeando uma série de ações nos três Estados que integram a Rota.

Entre as consequências positivas desse esforço está a criação da Associação das Empresas de Turismo do Roteiro Integrado Jeri-Delta-Lençóis, Aetre, que congrega a classe empresarial e turística nos municípios que integram a Rota.

?Esse é um trabalho que tem a marca das ações do Sebrae, que é desenvolver o setor de forma integrada e sustentável, intensificando a rede de cooperação, as parcerias e o associativismo, e fortalecendo a classe empresarial?, afirma a consultora do Sebrae, Karin Goidanich.

Em 2009, o Sebrae deu início ao Projeto Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado, com o objetivo de consolidar as ações de mercado nacional e internacional para a Rota. Tudo com foco no desenvolvimento econômico, sócio-cultural e ambiental, e na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

INVESTIMENTOS

Segundo a Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, de 2003 a 2010, o órgão investiu R$ 93 milhões nos municípios de Jijoca de Jericoacoara ? Parque Nacional de Jericoacoara (CE); Parnaíba ? Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI); e Barreirinhas (MA) nas seguintes obras:

Jijoca de Jericoacoara ? ações de pavimentação, terraplanagem e drenagem, calçamento, implantação de centro de informações turísticas; elaboração do Plano de Manejo de Jericoacoara e execução da primeira etapa das obras do aeroporto da cidade.

Barreirinhas ? Ações de pavimentação de vias públicas; urbanização da Beira-Rio; melhoria da infra-estrutura turística; construção da primeira etapa do aeroporto de Barreirinhas; implantação de terminal hidroviário e pavimentação de acesso; e implantação de portal na entrada da cidade.

Área de Proteção Ambiental, APA, do Delta do Parnaíba ? Ações de urbanização da Praia Pedra do Sal; implantação de centrais de informações e sinalização turísticas; pavimentação asfáltica; construção de barracas na orla da Praia da Pedra do Sal; elaboração do plano diretor de resíduos sólidos dos municípios do litoral piauiense; elaboração do Plano de Manejo da APA do Delta do Parnaíba; revitalização da Lagoa do Portinho; implantação do terminal turístico e da Praça dos Pescadores de Barra Grande, em Cajueiro da Praia; construção do terminal rodoviário e pavimentação da Avenida Tancredo Neves, urbanização da orla das praias de Mangue Seco e de Maramar, em Luiz Correia; requalificação urbanística e paisagística da Beira-Rio, no Igaraçu; e urbanização do Porto dos Tatus, em Ilha Grande.

A declaração de Barretto soa como uma chamada aos Estados para que olhem suas belezas naturais e invistam para que a Copa do Mundo em 2014 vá além do futebol e, por meio do turismo, traga riquezas e consolide a Rota das Emoções ? Jeri-Delta-Lençóis como um roteiro internacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES