Ministro da Saúde libera verba para Centro de Atenção à Mulher

O ministro também conheceu, na região do projeto Lagoas do Norte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje o Ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou em Teresina, nesta sexta-feira (08), o repasse de R$ 2.619.716,00 em recursos para a construção do Centro de Atenção à Saúde da Mulher na capital. O novo centro vai se tornar um espaço de referência no atendimento à população feminina, oferecendo tratamentos e exames especializados. "Estamos aqui hoje alocando vários recursos, em uma articulação que nos permite atender aos municípios por conta de uma economia de R$ 4,5 bilhões. Essa economia vem nos permitindo investir em alta e média complexidade, equipamentos novos", explicou Ricardo Barros. 

“Existe uma ampla parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Teresina. Em até um ano vamos entregar o Centro de Saúde da Mulher”, afirmou o prefeito Firmino Filho. O espaço será anexo ao Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, terá suas obras iniciadas no primeiro semestre de 2018.

Sílvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde, apresentou o projeto da obra ao Ministro. “A pretensão do município de Teresina é possibilitar o mais rápido possível a execução da obra em prol da saúde da mulher”, expôs. 

O centro de saúde voltado às mulheres terá como público alvo aquelas a partir da adolescência (14 anos) até a terceira idade. O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, das áreas de ginecologia, mastologia, radiologia, ultrassom, entre outras.

Durante o evento de anúncio de liberação dos recursos para construção do Centro de Saúde da Mulher, o prefeito de Teresina entregou ao Ministro da Saúde o software desenvolvido pela FMS para o sistema online de regulação de consultas, exames e internação. A ideia é que a experiência em Teresina se torne um projeto piloto para aplicação em outras regiões do país.  

“Toda a nossa rede de atenção primária se reporta a uma rede de marcação de consultas, que desde que o município assumiu, nós tínhamos a central e agora aperfeiçoamos. São duas centrais, uma de regulação ambulatorial e outra de regulação hospitalar. A regulação ambulatorial nasce na atenção primária e é aberta a todos os municípios do Estado. Teresina trabalha com o Estado inteiro, na expansão de oferta de serviços. Na Central de Regulação temos 191 estabelecimentos que possuem acesso, com 975 operadores, todos com senha e nós localizamos todos os históricos. Nós fazemos uma média de 6.500 agendamentos dia, uma escala muito grande”, disse Sílvio Mendes.

O presidente da FMS falou ainda quanto a regulação hospitalar: “Foi suprimido o uso de papel. Tudo é online e internação que antes demorava dois, três meses, fazemos agora em dez minutos. Com a regulação o leito no hospital não é do médico, nem do estabelecimento de saúde é da regulação, obedecendo o princípio básico da fila única, com equidade. O critério de internação é somente a classificação de risco”.

 

O ministro também conheceu, na região do projeto Lagoas do Norte, as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina para o combate ao mosquito Aedes aegypti, como a Faxina nos Bairros, ação que acontece todos os sábados em dois bairros da capital simultaneamente, estimulando a população a retirar de suas casas os materiais inservíveis e todo o tipo de lixo que não é geralmente colocado para a coleta diária. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES