Ministro do STF recomenda que juízes soltem presos maiores de 60 anos

Na terça-feira, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido pelo ministro Dias Toffoli, publicou uma recomendação semelhante aos tribunais e juízes de todo o país.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os juízes de execução penal examinem a possibilidade de soltar presos idosos e que sejam considerados grupos de risco por conta do coronavírus. As informações são do Valor Econômico.

A decisão vai ser levada a plenário ainda nesta quarta-feira, para ser discutida pelos demais ministros da Corte. Na ocasião, os ministros também vão deliberar se continuam com as sessões presenciais ou se passam a usar apenas o plenário virtual enquanto perdurar a pandemia.

"De imediato, conclamo os Juízos da Execução a analisarem, ante a pandemia que chega ao País – infecção pelo vírus COVID19, conhecido, em geral, como coronavírus –, as providências sugeridas, contando com o necessário apoio dos Tribunais de Justiça e Regionais Federais", diz.

Carlos Moura/SCO/STF

Na terça-feira, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido pelo ministro Dias Toffoli, publicou uma recomendação semelhante aos tribunais e juízes de todo o país.

Entre as medidas processuais que Marco Aurélio pede que sejam, "com urgência maior", examinadas estão:

  •  liberdade condicional a encarcerados maiores de 60 anos;
  • regime domiciliar para os portadores de HIV e de tuberculose, diabéticos, ou presos diagnósticos com câncer, doenças respiratórias, cardíacas, imunodepressoras ou outras suscetíveis de agravamento a partir do contágio pelo COVID-19;
  •  regime domiciliar às presas grávidas e que esteja
  •  regime domiciliar a presos por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça;
  •  substituição da prisão provisória por medida alternativa quando os crimes foram praticados sem violência ou grave ameaça;
  • medidas alternativas a presos em flagrante quando os crimes foram praticados sem violência ou grave ameaça;



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES