Ministro Gilmar Mendes dá passo importante para manter controle de armas

O ministro Gilmar Mendes deu, esta semana, um passo importante no sentido de fazer valer o decreto assinado pelo Presidente Lula

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando Araújo

O ministro Gilmar Mendes deu, esta semana, um passo importante no sentido de fazer valer o decreto assinado pelo Presidente Lula, dia 01 de Janeiro, que estabeleceu diretrizes para o controle de aquisição e uso de armas de fogo e munições no Brasil. Gilmar suspendeu todos os processos em curso que discutiam a legalidade do decreto 11.366/23, e tornou sem eficácia quaisquer decisões judiciais que eventualmente tenham, de forma expressa ou tácita, afastado a aplicação do decreto. 

Ministro Gilmar Mendes do STF (FOTO: Carlos Moura/SCO/STF)

O decreto presidencial suspendeu os registros para aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares, restringiu os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido, suspendeu a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro e, também, interrompeu a concessão de novos registros de colecionadores, de atiradores e de caçadores. 

Política de armas

Os brasileiros, durante o governo de Jair Bolsonaro, foram estimulados a uma política clara de armamentismo. Do discurso de que o cidadão tinha que se armar para se proteger, às ações práticas de criação de mecanismos de facilitação da compra de armas e munições, como a redução dos preços e a autorização para a implantação de milhares de clubes de tiros pelo país afora. Houve uma liberação geral para compra e uso de armas, e o governo escanteou a Polícia Federal e o Exército na fiscalização e controle de armamentos por civis. 

Aumento da violência

Essas circunstâncias instauradas pelo governo passado fizeram crescer a violência, aumentando o número de mortes, especialmente de mulheres, jovens e negros. Tais condições situam o Brasil entre os países em que mais se mata por arma de fogo, conforme números consolidados pelo Mapa da Violência, que afere a criminalidade no país. 

Estudos da área de segurança pública demonstram que quanto maior a difusão de armas, maior a taxa de homicídios no país. Desde 2014, o Brasil vinha experimentando uma razoável queda nas mortes violentas por armas de fogo. Mas o aumento de armas na sociedade fez crescer a incidência de crimes.  

Decreto

Com o decreto, o Governo Lula, através do Ministério da Justiça, determinou o cadastramento e recadastramento de todas as armas de fogo em poder de civis em todo o Brasil. E aqueles que possuam armas com calibre restrito, serão obrigados a comparecer a uma Delegacia da Polícia Federal, onde a arma será conferida quanto à posse, sendo obrigatória a emissão, pelo Exército, de uma guia de tráfego.  

O propósito do governo, ao instituir o decreto, é justamente o de estabelecer uma espécie de freio de arrumação nessa tendência de vertiginosa flexibilização das normas de acesso a armas e munições pela população civil brasileira. 

Tão logo o decreto do presidente Lula foi publicado, um certo Instituto Brasileiro do Tiro foi ao STF para que a suprema corte decretasse a inconstitucionalidade do ato presidencial.  

Mas o Ministro Gilmar pôs por terra essa pretensão.  

A principal argumentação do Instituto Brasileiro do Tiro, citando a Constituição Federal de 1988, é de que “todos são iguais perante a lei.” 

É rir, para não chorar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES