Missão busca espécies nunca vistas antes em recife na Amazônia

Localizado na Guiana, o recife fica a 100 metros de profundidade, o que dificulta o estudo da área. Os cientistas esperam descobrir espécies de seres vivos nunca estudados antes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com barreiras de corais em branqueamento, vários animais marinhos perdem seus lares. Em busca de novas soluções para o problema, no dia 10 de setembro, cientistas franceses viajaram até a costda a Guiana para desbravar um recife nunca estudado antes. A região fazer parte da Amazônia e é considerada um oásis da biodiversidade, uma vez que os pesquisadores acreditam que ali vivem espécies nunca vistas antes, tanto de plantas aquáticas, quanto de animais e micro-organismos.

Até hoje o local não havia sido explorado devido ao difícil aceso. A mais de 100 metros de profundidade, a zona fica entre rios poderosos da floresta, que desaguam no oceano. Por isso, o tempo de mergulho deve durar horas, sem contar a pressão sofrida devido à submersão. Até agora, apenas um robô da Greenpeace se aproximou da zona, entre 2017 e 2018. Mesmo com os obstáculos, os cientistas estão positivos quanto possíveis descobertas. 

Foto: Port Douglas Meridian/ Reprodução

"O que chamamos de 'poço de vida' é uma zona com um recife, onde toda uma fauna de esponjas e algas estão vivas. Há todo um sistema biológico que se desenvolve, junto a uma grande diversidade. É possível descobrir novas espécies e estamos, verdadeiramente, curiosos em ver o local", disse o pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) do governo francês, Serge Planes, ao site Europe 1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES