Moacyr Scliar visita Casa Meio Norte do empresário Paulo Guimarães

Scliar foi recebido pelas 680 crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Casa Meio Norte

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma educação que rompeu barreiras e limites. Localizada em uma das áreas mais pobres e violentas da cidade, mas alcançando vitórias e índices superiores a de escolas particulares das zonas mais nobres de Teresina, a Escola Municipal Casa Meio Norte ganhou fama país afora e prova todos os dias porque hoje é referência em educação não só para o Piauí.

As conquistas são muitas. A nota 5.9 alcançada ainda em 2007 no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) era a meta para o final deste ano. Hoje, o pensamento é ainda mais audacioso; ultrapassar a meta já de 2011. Foram conquistas como estas que elevaram o nome da escola a um patamar nunca antes alcançado.

A prova vem através das visitas. Nomes renomados de escritores e autoridades do país inteiro já vieram ao Piauí para visitar e conhecer de perto a metodologia utilizada na escola. Outros estados, inclusive, já colocaram no seu Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) uma visita à Casa Meio Norte.

Ontem, foi a vez de um dos maiores escritores da atualidade no Brasil, autor de mais de setenta livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil e ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL), conhecer na prática o que já sabia na teoria. Moacyr Scliar resumiu em uma palavra o seu sentimento, ?deslumbramento?.

?Vim do Sul com aquela imagem de pobreza do Nordeste e quando chego aqui encontro essa escola vibrante. Estou deslumbrado e são situações como esta que cada vez mais me fazem acreditar que o país tem jeito. Parabéns a todos que de alguma forma trabalham para que isso aconteça. Vi aqui coisas extraordinárias que são exemplos para todo o Brasil?, comenta.

Scliar foi recebido, como de praxe, pelas 680 crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental com muita festa. Moacyr cantou, dançou e, claro, se emocionou. Emoção, por sinal, é o primeiro sentimento que todos sentem quando chegam a Casa Meio Norte. Para Ruthnéia Vieira, coordenadora pedagógica, visitas como essa são de extrema importância para os alunos.

?Quando elas veem de perto escritores de fama nacional e até internacional se sentem mais valorizadas e estimuladas. Essas visitas elevam a autoestima de todos. Elas conseguem vislumbrar seus escritores. Isso só mostra como a escola é bem frequentada e mostra o valor que eles têm país afora?, justifica a coordenadora.

A visita foi completa. Scliar foi recebido por todos que fizeram questão de externar sua alegria. Músicas foram cantadas e logo depois o escritor foi conhecer as dependências da escola. Ficou encantado com os 380 livros lançados pelas crianças ainda este ano. O pequeno Anderson de Oliveira, hoje com 12 anos, chamou a atenção do escritor. ?Ele é um talento nato?, afirmou.

Anderson conseguiu resumir em um único poema o sentimento de todos que estudam e trabalham nessa escola da periferia. ?Um espaço pequeno,/ um espaço seguro,/ um espaço sereno,/ um espaço de futuro./ Um espaço maravilhoso,/ um espaço de paz,/ um espaço carinhoso,/ que o pensamento refaz. /Um espaço onde a imaginação brinca,/ um espaço onde todo mundo ginga./ Um espaço de vida e de amor,/ um espaço de qualificação do professor,/ um espaço que ao mesmo tempo é grande/ e que conquista o coração./ Quero que todo mundo anote que esse espaço/ nada mais é que o espaço Casa Meio Norte?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES