Modelagem hidráulica aumenta a eficiência no abastecimento em Timon

O programa é um importante meio de combate às perdas na distribuição

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Controlar o sistema de abastecimento de água por meio da simulação do processo de distribuição. Essa é a finalidade da modelagem hidráulica, um programa utilizado pela Águas de Timon, constituído de base de dados sobre a estrutura de rede e características operacionais. Por meio dele, a concessionária projeta e entende o comportamento da distribuição de água em um horizonte de 30 anos, sendo possível identificar as intervenções necessárias com antecedência. 

 Modelo hidráulico de Timon destacando a distribuição por regiões.

Todo o sistema de água, formado por captações, estações, poços profundos, reservatórios, estações elevatórias, redes e domicílios, está no banco de dados da Águas de Timon. A partir do monitoramento, a concessionária simula comportamentos hidráulicos para identificar possíveis necessidades de melhorias. O programa é um importante meio de combate às perdas na distribuição, além de ser peça-chave no planejamento para expansão do sistema e da eficiência energética.

De acordo com o gerente de distribuição da Águas de Timon, Cláudio Guilherme, a ideia da modelagem hidráulica é deixar o sistema de abastecimento de água mais produtivo. “Com o programa, conseguimos ser mais assertivos porque ele aumenta o nível de detalhamento, visto que temos informações da pressão exata em cada trecho da rede, evitando rompimentos e desperdícios”, declara. 

A modelagem hidráulica também é parte fundamental para regularização do abastecimento. Com essa tecnologia, a concessionária consegue simular e projetar os efeitos reais que cada obra pode causar no sistema, auxiliando, assim, na tomada de decisão operacional. “Quando um empreendimento é construído, nós realizamos a simulação do aumento de consumo para descobrir se o sistema vai suportar as novas ligações. Isso evita a sobrecarga da rede, o desabastecimento e possíveis vazamentos”, exemplifica Cláudio Guilherme. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES