Moeda de 50 centavos pode valer até 1,8 mil reais; saiba como

O pequeno deslize foi rapidamente percebido pelos órgãos monetários e as moedas foram recolhidas para os cofres públicos

Moeda de 50 centavos pode valer até 1,8 mil reais; descubra como | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É muito comum encontrar uma moeda perdida no bolso da calça ou até mesmo no chão, mas você sabia que uma moeda rara de 50 centavos, conhecida como 'mula' pode valer mais de mil reais. Isso tudo por causa de um erro, ou para alguns um grande “acerto”, uma falha de produção que deixa a moeda com um 5 ao invés de 50.  

O pequeno deslize foi rapidamente percebido pelos órgãos monetários e as moedas foram recolhidas para os cofres públicos. Porém, algumas milhares acabaram entrando em circulação e se tornaram um objeto de desejo para muitos colecionadores que iniciam uma verdadeira caça ao tesouro.

A moeda infelizmente tem passado por processos de falsificação em vários locais na última década. Essa técnica tornou a venda cada vez mais difícil, muitas dessas moedas falsificadas passaram a ser feitas só para serem comercializadas com os colecionadores.

A venda de moedas raras ganhou notoriedade no Brasil, principalmente após o lançamento das moedas comemorativas das Olimpíadas Rio 2016. A partir daí muita gente passou tanto a  colecionar quanto a comercializar as mesmas na internet.

Como descobrir uma moeda rara?

Em entrevista ao portal Terra, o Diretor de comunicação da SNB (Sociedade Numismática Brasileira) Oswaldo Rodrigues, explica que o valor da moeda segue uma linha de vários aspectos. Ele pontua a importância de entender sobre o assunto, as especificidades de cada moeda e também como funciona o mercado.  

“ A Sociedade Numismática Brasileira recebe diariamente dezenas de oferecimentos de moedas para serem vendidas. Mas, por questões estatutárias e legais, a SNB não compra, não vende e nem avalia peças numismáticas. Os comerciantes serão os compradores de moedas e cédulas que querem as peças que lhes convenham e que estejam em falta para oferecerem aos colecionadores”, completa.

Categorias para avaliar uma moeda rara

FC (Flor de Cunho) – Sem apresentar algum sinal de desgaste.

S (Soberba) – Se apresentar aproximadamente 90% dos detalhes da cunhagem original.  

MBC (Muito Bem Conservada) – Se presenta aproximadamente 70% dos detalhes da cunhagem original, porém com nível de desgaste homogêneo.  

R (Regular)  – Deve apresentar um mínimo de 25% dos detalhes da cunhagem original, com distribuição irregular dos sinais de manuseio sobre a moeda e sua orla.

UTG (Um Tanto Gasta) – Apresenta somente a silhueta da figura principal, e as letras da periferia. Não são colecionáveis, a não ser em casos de moedas extremamente raras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES