Momento raro nas águas de São Paulo

Há mais de 300 quilômetros das praias, cerca de 40 cachalotes gigantes disponibilizaram um verdadeiro espetáculo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a 8ª Campanha de Avistagem Aérea do Projeto de Monitoramento de Cetáceos (PMC), realizada no primeiro trimestre desse ano pela consultoria que presta serviços para a Petrobrás, pesquisadores registraram  um grupo de 40 cachalotes (Physeter macrocephalus) a mais de 300 quilômetros das praias do litoral de São Paulo. 

Sob classificação  como vulnerável à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês), os animais passearam em grupo,impressionando os pesquisadores que vistoriavam o local durante monitoramento na área de exploração de petróleo do pré-sal.   "Em termos de registro, é raro. Estamos, justamente, estudando o comportamento delas, já que estão geralmente concentradas no talude [região de declive] da plataforma continental [porção mais rasa, de até 200 metros de profundidade], mais na região sul", explica o biólogo José Olímpio da Silva Junior, coordenador da Socioambiental, que faz pesquisa a pedido da Petrobras.

Chegando  a medir 18 metros de comprimento, as cachalotes se alimentam de peixes e outros animais marinhos. Os animais que podem pesar até 57 toneladas,  estavam se deslocando para a superfície, próximas à extremidade da Bacia de Santos.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES