Moradores estrelam filme de R$ 800 sobre a nova gripe no RS

Este cenário de quase pânico inspirou o cineasta Osnei de Lima a produzir o filme “Pra onde eu irei?”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população de Erechim se assustou com a notícia de que a primeira morte causada pela gripe suína no país havia ocorrido justamente na cidade, em junho passado. Máscaras cirúrgicas passaram a ser item obrigatório entre os erechinenses e embalagens de álcool gel desapareciam rapidamente das prateleiras das farmácias do município gaúcho.

Este cenário de quase pânico inspirou o cineasta Osnei de Lima a produzir o filme ?Pra onde eu irei??, que conta a história de um grupo de sobreviventes tentando escapar do vírus da ?gripe fatal? que dizima toda uma cidade. O longa, estrelado por atores amadores e com um orçamento em torno dos R$ 800, está em fase de edição e deve ser lançado em DVD no dia 1º de setembro.

?A trama pode parecer fatalista, mas a intenção é justamente contrária. O filme passa uma mensagem de fé, de que não devemos perder a esperança, por pior que sejam as circunstâncias?, explica Lima, autor de outros quatro longas de baixo orçamento, entre eles ?A verdadeira história do Come-Gente? (2005), com traz a atriz Bárbara Paz no elenco.

A seleção dos atores foi feita no salão de uma igreja evangélica e causou alvoroço entre os moradores, que se inscreveram mesmo sabendo que não receberiam cachê. ?Concorri com mais de 100 candidatos?, diz o contador Edgar Radeski, que protagoniza a história na pele de um pai que tenta salvar os filhos e a esposa da epidemia.

?Eu nem estava tão empolgado, mas quando vi o entusiasmo da minha mulher em atuar, acho que fui contaminado?, brinca.

A ?contaminação? deu certo e Edgar e sua esposa, a consultora de beleza Ana Aloísa Radeski, foram aprovados para os principais papéis. Além deles e das crianças que vivem os filhos do casal sobrevivente, há 64 figurantes que interpretam os mortos pela gripe.

Roteiro em uma noite, filmagem em duas

O processo de composição de ?Pra onde eu irei?? foi tão rápido quanto a ação do vírus da ?gripe fatal? que assombra os personagens da trama.

?Escrevi o roteiro em uma noite. Filmamos em duas?, revela Lima, que teve a ajuda de câmeras e assistentes ? todos amadores, como o elenco da produção. ?Expliquei mais ou menos como se manipulava o equipamento e todo mundo abraçou a causa?.

A rapidez das filmagens ? que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês ? foi necessária. A prefeitura local permitiu o fechamento de algumas ruas e avenidas para a gravação das cenas em um prazo curtíssimo.

?Foi uma corrida contra o tempo. Demos sorte, pois nos dias anteriores a temperatura estava extremamente baixa e nas noites em que filmamos, o tempo estava bem agradável, jogou a favor?, recorda Lima. ?Ali ninguém corria o risco de pegar uma gripe?.

Além dos atores e assistentes de produção, quem também cooperou para a realização do filme foram duas esteticistas que trabalham em salões de Erechim. ?Foram elas que fizeram a maquiagem dos cadáveres que aparecem nas cenas. Ficou bem realista?, elogia o diretor.

Sacrifício pelo personagem

Em suas estreias como atores, Edgar e Ana Radeski tiveram que fazer ?sacrifícios em nome da arte?. ?Eles passaram por uma rígida dieta para emagrecer. Tinham que aparentar o desgaste causado pela epidemia?, explica Lima.

O casal protagonista ? que emprestou seus nomes aos personagens ? ficou empolgado com a ?magia de atuar?. ?Acho que nos saímos bem. Não digo que abandonarei meu emprego para virar ator, mas se pintasse um novo convite para o cinema, eu faria. E feliz?, diz o contador e neoator gaúcho.

Ambicioso, o diretor espera que o filme seja visto por 1 milhão de espectadores em todo o Brasil, até setembro de 2010. ?Hoje temos a internet, que é uma importante aliada na divulgação. Vamos fazer uma grande première em Gramado?, adianta Lima.

?Até o final do ano, quero conseguir fazer a dublagem para o espanhol e o inglês. Esse filme, até pelo tema da gripe, tem potencial para atingir o mercado internacional. Você não acha??, indaga o diretor, já de olho em Hollywood.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES